UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Cuba é modelo na proteção contra desastres naturais, diz especialista

Leia também

Cuba é modelo na proteção contra desastres naturais, diz especialistaO sistema cubano de prevenção de desastres nacionais é paradigmático, afirmou Patrícia León Woolfson, especialista internacional em mudanças climáticas.

O SAT – Sistema de Alerta Temprana – é exemplar na redução de riscos de desastres naturais por constituir uma política oficial com um alto grau de organização local em comunidades, cidades e bairros, afirmou a equatoriana Patricia, que foi uma das convidadas à Oficina Regional de Divulgação do Informe Especial do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC) sobre Gerenciamento de riscos de fenômenos metereológicos e catástrofes. A especialista sugeriu ainda que as experiências cubanas podem ser aplicadas às condições específicas de outras nações.

América Santos Rivera, vice-ministra de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, afirmou que a metodologia cubana é reconhecida internacionalmente devido à redução das mortes por desastres naturais, que inclui medidas para evacuar as populações expostas a riscos e transportá-las a abrigos.

Segundo a ONU, o risco de alguém morrer como vítima de um furacão em Cuba, país modelo na proteção contra desastres naturais, é 15 vezes menor do que nos Estados Unidos.

Mário Lopes, com informações de ACN

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos