UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 24 de abril de 2024

A greve dos professores da Bahia é justa

A greve dos professores da Bahia é justaNós, professores da rede estadual, estamos em greve há 50 dias; foi inevitável que ela acontecesse, por quê? Essencialmente, desde março, estávamos exigindo do governador Jacques Wagner (PT) uma proposta de como ele poderia nos pagar os 22,22%, firmados em acordo desde outubro de 2011 entre representantes legítimos do governo e da nossa categoria.

Ventilou-se que o governo pagaria uma parcela em novembro de 2012 e outra em abril de 2013; mas a categoria aceitava o fracionamento apenas para 2012; o governo não aceitou e a nossa categoria decidiu entrar em greve acreditando que logo o governador iria negociar e pagar, ainda que fracionado, mas no ano vigente. Isso porque acreditávamos que para um governo que se se diz o defensor das causas sociais e dos trabalhadores, a educação seria prioridade. Ledo engano.

O que vemos? Um tratamento humilhante, uma tentativa de descaracterizar e criminalizar o movimento, a retirada de conquistas históricas, cortes salariais, bloqueio de credicesta e consignado, ameaças constantes na grande mídia, inverdades, discursos que nos enojam, tentativa de nos transformar em vilões e de colocar a sociedade contra nós.

Por tudo isso colegas professores, eu lhes pergunto: Vamos nos curvar diante da truculência deste senhor que por hora é governador da Bahia? Vamos recuar e voltarmos com quais conquistas? Que cidadania é essa que pregamos em nossa prática pedagógica e não exercemos na luta junto à nossa categoria? Não nos esqueçamos de que nossa luta não é pela reposição salarial, pelos cortes salariais. Nossa luta é pela valorização da nossa carreira e para que ela seja mais atrativa, conquistas que poderemos ter a vida toda.

Então nossa hora é agora, vamos nos manter firmes, vamos nos fortalecer e fortalecer o nosso movimento. Estamos vendo uma luta midiática entre Davi e Golias? Sim, e não seria diferente; afinal é o governo que investe milhões na falsa publicidade e que pode falar o que quiser, o tempo que quiser; enquanto nós não temos quase nenhum espaço.

Mas a sociedade já vem reconhecendo a postura autoritária de Jacques Wagner; a realidade da Bahia está sendo escancarada com tantas greves: dos professores estaduais, dos professores particulares, dos motoristas, os médicos também vão entrar em greve. Ou seja, vivemos um desgoverno na Bahia.

Então não venham (MÍDIA, GOVERNO, PAIS, ESTUDANTES) tentar nos colocar como vilões, como culpados pela falta de aula, nos julgar como radicais PORQUE A CULPA É DO GOVERNO DO ESTADO QUE NÃO PRIORIZA A EDUCAÇÃO, QUE NÃO QUER NEGOCIAR COM A NOSSA CATEGORIA E POUCO ESTÁ SE LIXANDO PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA. Mas nós, educadores, sim, lutamos por uma educação pública de qualidade, e por nossa valorização profissional; afinal A GREVE DOS PROFESSORES DA BAHIA É UM DIREITO LEGAL.

Nossa resposta será nas urnas em outubro? Será. Mas nossa resposta se faz necessária agora, colegas; por isso, permaneçamos firmes na luta. Não façamos articulações de bastidores, por maiores dificuldades que estejamos passando. Nossa luta e trajetória não merecem posturas assim. FORÇA, CORAGEM, RESISTÊNCIA, RESILIÊNCIA, AVANTE, COLEGAS! JACQUES WAGNER É PASSAGEIRO, NÓS NÃO SOMOS.

” É preciso não ter medo,
é preciso ter a coragem de dizer.
Há os que têm vocação para escravo,
mas há os escravos que se revoltam contra a escravidão
Não ficar de joelhos,
que não é racional renunciar a ser livre.
Mesmo os escravos por vocação
Devem ser obrigados a ser livres,
Quando as algemas forem quebradas.
É preciso não ter medo,
É preciso ter a coragem de dizer…”
( Carlos Marighella)

Professora Laudicéia Santos, Jacobina, Bahia

Outros Artigos

6 COMENTÁRIOS

  1. A todos eu peço que leiam:
    Olha só,eu entendo que vocês estão buscando por seus direitos,mas e os nossos(alunos)? Nós só queremos estudar! POR FAVOR DÊ UM FIM NESSA GREVE LOGO,eu,como estudante e cidadã,imploro,PORQUE ESSA NÃO VAI SER A ÚNICA GREVE,haverão outras.
    Semana que vem é o meu aniversario,e o meu maior presente que vocês poderiam me dar,é voltar a seus postos como professores,para que eu e milhares alunos possam estudar semanaque vem.Essa greve já passou tempo de mais!
    Por favor,aceitem esse acordo,eu sei que não é o que vocês queriam,mas pelo menos é uma grande coisa,vejam o lado desses alunos.
    Volte te contar uma coisa:quando eu crescer,eu tenho duas opções: psicicologa ou professora.Eu acho o trabalho de professor bonito,só que na escola.Eu queroser uma boa professora,como os meus professores que passaram,são…ENTÃO POR FAVOR EU IMPLORO,ACABEM COM A GREVE…ESSA SEMANA(18) VOLTEM AO SEUS POSTOS,NÓS SÓ QUEREMOS ESTUDAR!

  2. PEÇO QUE LEIAM!
    Eu, infelizmente, sou obrigada a concordar com os professores, e os apoio.O governador do Estado da Bahia firmou um acordo com os mesmos, portanto, tem a obrigação de cumpri-lo.
    Se estamos sem aulas, é lamentável, porém é compreensível o motivo da greve e de ela ainda não ter terminado. Acredito que nós, estudantes, devemos nos manifestar também, demonstrando apoio aos professores e total discordância das atitudes que o governador tem tomado em relação a este assunto.
    Quando será que os governantes deste país compreenderão a importância de ter e proporcionar uma educação de qualidade a quem realmente se importa com os estudos?!
    Já não basta de corrupção, de violência, de tudo que não presta nessa sociedade.. Qual é o real motivo pelo qual pagamos tantos impostos?!
    Neste país a todo instante vemos a população desprotegida de todas as formas! Sem uma educação, saúde, segurança, transporte de qualidade! A população infelizmente tem padecido na mão destes inúteis, pois não tem sabido eleger as pessoas certas, mas e como saber quem é a pessoa certa se todos prometem coisas boas e na hora H sujam suas palavras aparentemente honradas com descumprimentos!? 
    Até quando teremos que viver desta forma!? Um país tão rico, produtivo, frequentado… Um país que tem tudo para evoluir, mas só retrocede, e porque!? Porque quem deveria cuidar do interesse público só pensa em si! Tanto egoísmo tem cegado as pessoas que deveriam lutar pelo povo! Neste país há mais corrupção do que qualquer outra coisa!
    Governantes, pensem em nós alunos! Não em todos.. Mas em nós que realmente queremos um futuro digno e honesto! Porque de desonesto e indigno, já basta este Brasil que vivemos!

  3.  ii o alunos como fica vocês, só pensa em vocês tem alunos aqui diguinos ii quereno estudar como ficamos aa agente tem que fica aqui de braços cuzados esperando boa vondade de vvcs isso e injusto
           mas os filhos de vcs ta no particular ii vcs nao ta nen aii nao venha pra ca com essa comversa n kii nao tem otarios aki VCS BUSCA PELOS SEUS DIREITOS II NOIS QUEREMOS O NOSSO TOMARE QUE O DISCARADO DO GOVERNADOR BOTE NOVOS PROFESSORES !!!!!!!!!
                              

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes