UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Professores da Bahia continuam luta

Leia também

A Bahia vive um momento de grande efervescência política. Somente este ano ocorrerram no Estado a greve dos policiais, a dos rodoviários e, agora, os trabalhadores da educação estão há quase três meses. A categoria reivindicou ao governador Jaques Wagner (PT) um aumento igualitário de 22%, previsto em acordo assinado no ano passado, mas o governo apresentou uma contraproposta de apenas 6,5% para os professores do Nível I, alegando não haver recursos para cobrir o novo piso salarial.

Para reprimir a greve, o governo cortou os salários dos docentes e os ameaçou de demissão. Com o corte dos salários, os professores estão vivendo da ajuda de familiares e companheiros da própria categoria. O juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Ricardo d’Ávila, concedeu uma liminar declarando a ilegalidade da greve e determinou multa diária de R$ 50 mil se a categoria não retornasse à atividade. Além disso, o governo está gastando milhões com a mídia para dizer que não tem dinheiro, que já cumpre a Lei do Piso e nunca fez acordo com o sindicato. Tudo mentira.

A greve não é por aumento de salários e sim pelo reajuste linear de 22% para todos os docentes, retroativo a janeiro, como reza a Lei n º 11.738/2008.

A combatividade da categoria demonstra que não podemos mais compactuar com o descaso com a educação pública. Essa luta não é apenas uma questão salarial, mas a defesa intransigente da educação pública da Bahia. É inaceitável que um governo que se diz oriundo da classe trabalhadora se negue a pagar aos seus profissionais de educação um simples piso salarial previsto em lei.

Claudiane Lopes
Diretora da União Nacional dos Estudantes

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos