UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

“Combate à dívida” na Espanha estabelece recorde histórico da dívida

Leia também

Crise na EspanhaA dívida pública espanhola ultrapassou pela primeira vez os 800 bilhões de euros, o que corresponde a 75,9 por cento do PIB, a maior taxa desde 1913, após 12 meses de cortes sociais e salariais decididos pelo governo de Rajoy para “combater a dívida”.

De acordo com dados publicados quarta-feira pelo Banco da Espanha, a dívida pública cresceu 14 por cento nos últimos 12 meses e 3,8 por cento no último trimestre, aquele em que, segundos os analistas, começaram a ter repercussões plenas sobre a economia as medidas de austeridade impostas em fevereiro pelo executivo de direita.

A dívida pública espanhola atingiu os 804.388 milhões de euros, com muito maior responsabilidade da administração central e não das comunidades, que o governo de Madrid costuma responsabilizar pela situação.

De acordo com estatísticas reconstruídas através de um estudo publicado pelo FMI, a dívida de 75,9 por cento do PIB na Espanha é a mais elevada desde 1913, ano em que chegou aos 76,7 por cento.

A dívida pública bate recordes na Espanha ao mesmo tempo que o desemprego atinge os seus valores máximos nas últimas décadas.

Fonte: BE Internacional

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos