UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ocupação Margarida Alves conquista vitória

Luta garantiu moradias para as famílias

Cerca de 300 famílias organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas do Ceará ocuparam, no dia 28 de julho, terreno abandonado da Universidade Estadual do Ceará (Uece) localizado no bairro Dendê. A ação teve início às 4h da manhã, saindo das comunidades do Henrique Jorge, Antônio Bezerra, Pan-Americano, Curió e Mucuripe. Ao amanhecer, a barraca da cozinha coletiva já estava montada e a comissão de alimentação servia o café da manhã para as famílias organizadas. Com o sorriso no rosto, cada uma delas trabalhava na coletividade, confiando na vitória, com a perspectiva e a certeza de que a luta conquista.

O movimento contou com o apoio do reitor da Uece, Jackson Sampaio, que esteve sempre dialogando conosco. Por intermédio dele conseguimos uma audiência com o secretário das Cidades, Camilo Santana. A audiência se deu no dia 1º de agosto, com a presença de representantes da Secretaria das Cidades, o secretário e os técnicos, da Defensoria Pública do Núcleo de Habitantes e Moradia e do MLB, para tratar da situação das 300 famílias necessitadas ocupantes do terreno. Chegou-se a um acordo segundo o qual o governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, aportaria recursos para a construção de 150 unidades habitacionais para as famílias cadastradas pelo MLB e contemplaria 150 famílias indicadas pelo MLB nos empreendimentos contratados e em execução no município de Fortaleza em que o governo do Estado atua como interveniente.

No dia 4 seguinte, as 300 famílias desocuparam o terreno e voltaram às suas comunidades. Essas famílias continuam a assistir às reuniões semanais, cumprindo o regimento e as normas do movimento e com a certeza da vitória conquistada através da organização e da luta.

Elieuda do Nascimento, coordenação MLB-CE

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes