UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Famílias fazem ocupação em Natal

Leia também

Na madrugada do dia 22 de setembro, cerca de 200 famílias, organizadas pelo MLB, ocuparam um terreno no bairro Planalto, em Natal. O terreno, que se situa nas proximidades dos conjuntos Leningrado e Santa Clara, foi cedido pela prefeitura ao governo estadual para a construção de moradias, mas o governo acabou por perder a verba para esse fim por ter extrapolado o prazo para sua execução. O terreno estava servindo apenas para o uso de drogas e para esconderijo de assaltantes.

Cansadas de tanto descaso, as famílias decidiram, então, ocupar o terreno para garantir que sua destinação seja para atender o direito delas a moradia. “Estamos cansados de esperar, decidimos ir à luta para garantir nossos direitos,” afirmou Marcos Antônio, coordenador do MLB.

Com muita determinação, as famílias rapidamente limparam o terreno, construíram suas barracas provisórias e organizaram a cozinha coletiva. As assembleias têm sido diárias, para discutir coletivamente os problemas e encaminhamentos da ocupação. Nessas assembleias foram eleitas as comissões e a coordenação da ocupação, que vão dirigir os trabalhos do dia a dia. A cada dia, mais e mais famílias têm visitado a ocupação, no intuito de se incorporar à luta pelo direito de morar.

Outro aspecto relevante dessa ocupação é que muitos já conheciam o trabalho do MLB por virem do Conjunto Leningrado, uma das conquistas do Movimento. Eram apenas crianças quando chegaram à ocupação Leningrado; cresceram, se tornaram trabalhadores, constituíram família e agora seguem o exemplo da luta.

Esta ocupação, além de representar uma luta justa, é também uma homenagem à companheira Valdete Guerra (em memória), militante do PCR e do MLB que nos deixou no ano passado. Por isso a ocupação foi batizada de 8 de Março, dia internacional da luta das mulheres e que também era a data de aniversário da nossa companheira Valdete.

Valdete Guerra presente!

Alex Feitosa, Natal

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos