UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Historiador Grover Furr difamado pela extrema-direita nos EUA

A extrema-direita estadunidense iniciou uma ofensiva difamatória contra o historiador Grover Furr após a divulgação de um trecho de um debate ocorrido no final de outubro na universidade de Montaclair, New Jersey, na qual ele leciona. No vídeo o professor afirma, em resposta a uma pergunta feita por um direitista na plateia, que até hoje em suas pesquisas não encontrou uma única prova de um único crime cometido por Stalin. Isso gerou toda a celeuma.

O vídeo se tornou viral. Em poucos dias diversos sites ligados a organizações de extrema-direita e à pequena burguesia o estavam reproduzindo com artigos próprios ou modficados de outras fontes.

Um movimento de unificação do Tea Party no estado de New Jersey agora exige que o professor seja demitido de seu cargo na Universidade de Montclair, no mesmo estado. A organização publicou uma carta aberta ao governador exigindo medidas contra o historiador. Até mesmo um blog de nome Stop Grover Furr foi criado para a campanha.

Por vários anos o professor Grover Furr tem estudado a história soviética, principalmente aquela do período de Stalin. Pesquisando diretamente em fontes russas, liberadas apenas recentemente dos arquivos do governo, ele tem demonstrado que a suposta “história soviética” oficial é uma das maiores falsificações da história. Seu mais recente livro – ainda sem tradução para o português – mostra que o discurso secreto de Kruschev, o qual deu origem à demonização de Stalin, é falso do início ao fim. O título da obra já é bem sugestivo: Kruschev mentiu: A evidência de que cada “revelação” dos crimes de Stalin (e Beria) no infame “Discurso Secreto” ao 20º Congresso do Partido Comunista da União Soviética em 25 de fevereiro de 1956 é, comprovadamente, falso. Seu livro pode ser comprado aqui.

Em 2011 Grover Furr deu uma entrevista ao Jornal A Verdade, a qual você pode conferir neste link.

Glauber Ataide

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes