UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Mulheres de Pernambuco comemoram 8 de março

Mulheres de Pernambuco comemoram 8 de marçoO Movimento de Mulheres Olga Benário de Pernambuco organizou pelo segundo ano uma passeata do Dia Internacional de Luta das Mulheres, 8 de março, no Recife. O ato contou com a presença de mas de 120 companheiras e companheiros que saíram de diversos bairros, escolas e ocupações.

A concentração começou na praça Maciel Pinheiro, com panfletagem no comércio local, conversando com as mulheres que passavam pelas principais ruas do centro da cidade, e foi até a sede da prefeitura. Quando a concentração foi impedida de entrar no prédio decidiu-se ocupar a prefeitura.

O ato durou toda a manhã. As mulheres não aceitaram sair sem ser atendidas e, depois de muita negociação, uma comissão foi recebida e as reivindicações foram entregues, com o compromisso de uma nova data para retorno à prefeitura e acompanhamento do andamento da pauta.

À tarde o Movimento participou de um ato unificado do movimento feminino com todas as organizações de esquerda do estado. Oficinas marcaram o inicio deste evento e depois uma passeata tomou conta do Conde da Boa Vista, principal avenida da cidade.

Também em Caruaru, agreste de Pernambuco, o Movimento de Mulheres Olga Benário realizou atividades do Dia Internacional da Mulher. Pela manhã fez um ato público no centro da cidade, com panfletagem e entrevistas nas rádios e TV locais, a fim de apresentar o movimento às mulheres da cidade e denunciar a opressão e a violência sobre as mulheres, além de reivindicar mais creches nos locais de trabalho e nos bairros.

À noite, na comunidade Novo Mundo, um cine-vídeo com a exibição do filme Olga encerrou a homenagem às mulheres. No final houve uma comemoração ao som de muita música com o cantor Costa Jr e com as comidas preparadas pelas companheiras da própria comunidade.

Elizabeth Araújo, Recife

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes