UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Há 143 anos nascia Lênin: conheça a memória de Lênin em sua cidade natal hoje

Vladimir Ilyich LeninEm 22 de abril de 1870, numa cidade às margens do rio Volga, Ulyanova Maria deu à luz a uma criança que mais tarde entraria para a história da humanidade: Vladimir Ilitch Ulianov.

Em abril de 1970, Lenonid Brezhnev inaugurou um complexo dedicado a Vladimir Ilitch Ulianov, quando se completava o primeiro centenário de seu nascimento. Mas o germe da ideia de homenagear o líder da Revolução de Outubro vem de 1918, quando os bolcheviques de Simbirsk instalaram uma placa em uma das casas onde viveu este ilustre vizinho. Em 1924, após a morte de Lênin, a cidade de Simbirsk abandona o seu nome e passa a ser chamada Ulyanovsk, em homenagem a Vladimir e sua família.

Na casa onde viveu Lênin, em 1923, foi inaugurado um pequeno museu, que consistia de quatro seções: A vida de Lênin, As atividades bolcheviques na província, A história da Revolução de Outubro e uma seção dedicada ao Partido.

Leia também:
Biografia de Lênin, o gênio do proletariado
Lênin vive! Lênin viverá!

Em 1930 viu-se a necessidade de se construir um grande memorial que incluísse monumentos, salas de museus, bibliotecas, etc. O monumento é construído em 1940, mas o restante do projeto é paralisado devido à guerra contra a ocupação nazista e a posterior reconstrução do país. Na década de 1960 a ideia é retomada e organiza-se um concurso para eleger o melhor projeto de memorial. São escolhidos para desenvolver o projeto os arquitetos B. Mezentsev, M. Konstantinov e G. Isakovitch.

Livro Biografia de Lênin

Clique na imagem acima para comprar a Biografia de Lênin

É construído um grande edifício, rodeado por algumas das casas onde viveu a família Ulyanov. Este edifício tem um museu dedicado a Lênin, um auditório, salas de conferências, biblioteca, refeitório, etc. A principal sala de exposições está localizada no terceiro andar, onde encontramos no centro uma estátua de Lênin de cinco metros de altura, de mármore branco. Há também uma casa de formação política, que nos tempos soviéticos era utilizada como Universidade de Marxismo-Leninismo.

Em 2008 o prefeito tentou renomear a cidade para o antigo nome de Simbirsk. A indignação entre os moradores paralisou o projeto, pois a cidade prefere continuar a ter a honra de um nome dedicado ao seu habitante mais ilustre de todos os tempos.

Fonte: Cultura Bolchevique

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes