UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Seminário em Fortaleza debate privatizações e leilões do petróleo

SEMINÁRIO EM FORTALEZA DEBATE PRIVATIZAÇÕES E LEILÕES DO PETRÓLEOO Movimento Sindical dos Petroleiros “Transparência e Ação” realizou, em parceria com o Movimento Luta de Classes (MLC), o Seminário “O Petróleo tem que ser Nosso!” no dia 17 de agosto na sede da Federação dos Trabalhadores do Comércio e Serviços do Estado do Ceará (FETRACE). O evento contou com a participação de dezenas de pessoas entre militantes, membros de movimentos sociais, sindicalistas e trabalhadores petroleiros. Foi um dia inteiro de debates acerca da importância de defender as riquezas do Brasil.

No período da manhã, Serley Leal, Coordenador do Jornal A Verdade no Ceará e presidente do Centro Popular de Cultura e Direitos Humanos Manoel Lisboa (CCML-CE) apresentou uma palestra sobre “Privatizações e Entrega das Riquezas Naturais no Contexto da Crise Capitalista Mundial” na qual foi abordado um pouco da história da nossa dependência econômica e de séculos de exploração de outras nações, bem como, o atual domínio dos grandes monopólios na economia brasileira.

Ao final da apresentação, afirmou “A crise capitalista de 2008, a exemplo de todas as outras, somente ampliou a concentração de capital nas mãos de pouquíssimas empresas. Foram esses monopólios que adquiriram as estatais privatizadas na década de 90 no governo entreguista de FHC, num processo que significou um verdadeiro CRIME contra o povo brasileiro. São elas também que hoje estão adquirindo aeroportos, estradas e portos, os quais, infelizmente, tem se tornado uma marca do atual governo. São as mesmas que fazem enormes e mentirosas campanhas na mídia de que é melhor privatizar as nossas riquezas naturais. É preciso acabar com o domínio dessas grandes corporações e construir uma economia controlada exclusivamente pelos trabalhadores”.

Já no período da tarde, o Presidente do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (SINDPETRO-RJ), Emanuel Cancela, palestrou sobre “A História da luta dos petroleiros e a Campanha Nacional o Petróleo tem que ser Nosso”. Num debate muito franco ele reforçou a necessidade dessa luta ainda mais no atual momento em que milhões de brasileiros foram às ruas defender seus direitos. Afirmou: “Quem ainda tinha dúvida de que o povo na rua consegue vitória, com o mês de junho, não resta mais nenhuma. Assim como várias vitórias foram conseguidas com as grandes mobilizações que ocorreram no Brasil, só conseguiremos reverter os criminosos leilões do petróleo promovidos pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), incluindo o do campo de Libra em outubro, se mobilizarmos o Brasil. O governo e a mídia tentam confundir a opinião pública difundindo a ideia da divisão dos Royalties do Petróleo, mas isso só representa apenas o rabo do elefante. O principal, o Elefante, tem sido entregue nas mãos dessas empresas petrolíferas estrangeiras que não tem nenhum compromisso com o povo brasileiro”.

Ao final do Seminário todos os participantes se comprometeram em multiplicar essa campanha bem como participar de um Comitê de Defesa do nosso Petróleo, com o apoio da Frente Nacional dos Petroleiros, no intuito de mobilizar e conscientizar mais pessoas.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes