UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Memória e Justiça foram temas de debate em Salvador

Leia também

Memória e Justiça foram temas de debate em Salvador Em comemoração do aniversário de 14 anos do jornal A Verdade em Salvador, Bahia, ocorreu com um debate sobre a luta pela Verdade, Memória e a Justiça no País, no Auditório do SINASEFE, seção Bahia. A atividade começou com saudações de Emanuela Rodrigues, Secretária- Geral da FENET, Israel Santana, da União da Juventude Rebelião, UJR, Aroldo Félix, do Jornal A Verdade e Claudiane Lopes do Partido Comunista Revolucionário. Estiveram presentes ainda Georges Rocha, Coordenador- Geral do SINASEFE, Vitor Aicau da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas de Feira de Santana, Franscico Elano da União dos Estudantes Secundaristas de Santo Amaro e o Grêmio Estudantil do IFBA – Salvador. 

O debate foi iniciado com a apresentação do vídeo “Os nossos heróis”. Em seguida a mesa foi composta Carlos Marighella Filho e Ernesto Marques, representando o Deputado Estadual Marcelino Galo e também membro da Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa da Bahia.

Ernesto Marques avaliou que apesar do Brasil ter sido último país a organizar a sua Comissão da Verdade, “é necessário que cada democrata verdadeiro ocupe os espaços da criação das comissões da verdade no país. Este não é um trabalho fácil, já que a maioria das documentações dos presos políticos se encontra desaparecida, e, assim, a forma que termos de recontar a história é por meio dos valiosos depoimentos que temos realizados na comissão da verdade na Assembleia Legislativa da Bahia.”

Carlos Marighella Filho fez um importante pronunciamento afirmando que “Contar a história de Carlos Marighella e de Manoel Lisboa nesse momento é fundamental para fortalecer a vidas desses camaradas. A maioria da população em particular, a juventude, não conhece a sua história. O jornal A Verdade tem papel fundamental em escrever a histórias desses homens a sociedade, pois saber a verdade dos fatos, e divulgar para sociedade é a nossa missão”.
Ao longo dos 14 anos de vida do jornal A Verdade além de divulgar todas as ações das comissões da verdade, de exigir a punição dos torturadores, tem uma página especial para contar a história dos comunistas e revolucionários que lutaram contra a Ditadura e pela revolução em nosso país.

Claudiane Lopes, Salvador, Bahia

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos