UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

MLB participa da 5ª Conferência Nacional das Cidades

A 5ª Conferência Nacional das Cidades, ocorrida entre os dias 20 e 24 de novembro de 2013, em Brasília, reuniu 2.600 delegados de todos os Estados, representando todos os segmentos da sociedade civil organizada.

Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, a Conferência fez um balanço dos dez anos de criação do Ministério das Cidades, discutiu temas relacionados ao Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e elegeu os novos membros do Conselho Nacional das Cidades.

No segundo dia do evento, o Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) organizou uma grande manifestação que tomou a Esplanada dos Ministérios e terminou em frente ao Palácio da Alvorada, ao som de palavras de ordem em defesa da reforma urbana e contra os gastos com a Copa da Fifa.

Para Wellington Bernardo, da coordenação nacional do MLB, os movimentos populares fizeram da Conferência um momento de debate e crítica aos limites da política urbana do governo. “É preciso cobrar o efetivo compromisso do Governo Dilma com a reforma urbana e a promoção do direito à cidade”, afirmou. “Apesar da melhora nos indicadores de acesso aos serviços públicos essenciais, é indiscutível que as cidades brasileiras permanecem sendo espaços marcados por fortes desigualdades sociais onde os trabalhadores são obrigados a conviver com inúmeros problemas. A falta de habitação, a precariedade das condições de saneamento ambiental e a ausência de mobilidade urbana ainda marcam o cotidiano de milhões de brasileiros”, completou.

Na plenária final, os participantes da 5ª Conferência aprovaram 39 das 40 propostas discutidas, que agora passarão a ser prioridade do Ministério das Cidades nas áreas de saneamento ambiental, mobilidade urbana e trânsito, capacitação técnica, financiamento da política urbana, participação, controle social e conselhos, política de regularização fundiária e habitação.

Além das propostas aprovadas, a presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto que institui o Plano Nacional de Saneamento e o Ministro das Cidades assinou portaria criando uma comissão para discutir a proposta de projeto de lei que cria o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

O MLB participou da 5ª Conferência com a maior delegação de sua história (26 pessoas) e, ao lado da Central de Movimentos Populares (CMP), elegeu 11 membros no Conselho das Cidades. Coube ao MLB a indicação de dois conselheiros, os companheiros Wellington Bernardo e Serginaldo Santos, aumentando a presença do movimento nesse importante espaço de discussão da política urbana nacional.

Da Redação

 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes