UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Ato relembra os 50 anos do Golpe Militar na Bahia

ato no barbalho4 (1)Para relembrar os 50 anos do Golpe Militar na Bahia foi realizado um ato (01) que teve a participação de vários militantes ligados ao Partido Comunista Revolucionário, Partido dos Trabalhadores, a Comissão Estadual da Verdade na Bahia, o Levante Popular da Juventude,Parlamentares, Grupo Tortura Nunca Mais, Comissão da Verdade da Universidade Federal da Bahia, a Ordem dos Advogados do Brasil, a União da Juventude Rebelião, Grêmio do IFBA, Federação Nacional dos Estudantes de Ensino Técnico – FENET e Carlos Marighella Filho. Esse protesto teve como objetivo visitar o Forte do Barbalho, local onde aconteceram as torturas aos opositores da ditadura militar na Bahia.

Antes da visita ao Forte, militantes e ativistas fizeram uma caminhada pelo bairro puxando palavras de ordem: “Pela abertura dos arquivos da ditadura” e “Pela punição aos torturadores” foram entoadas por todos que entraram no local. Em seguida foi realizada uma caminhada até as celas onde os presos eram torturados e assassinados pelo regime.

No pátio do Forte ocorreu uma solenidade, onde vários presos políticos e familiares de presos desaparecidos deram seus depoimentos sobre o que viveram na época do golpe. Depois todos os presos políticos presentes leram um manifesto denunciando os tempos de chumbo na Bahia.No Forte do Barbalho foi inaugurado um Memorial de Resistência do Povo da Bahia.

Atualmente são 33 baianos que engrossam a lista de mortos e desaparecidos em nosso país. O ato terminou com muita emoção e a certeza que a luta e a resistência fizeram parte de uma necessidade histórica para combater o fascismo no Brasil. Segue abaixo, os nomes dos Baianos que foram assassinados pela ditadura militar.

MARIO ALVES
CARLOS MARIGHELLA
JORGE LEAL GONCALVES PEREIRA
ADERVAL ALVES
JOEL VASCONSELOS SANTOS
CELIO AUGUSTO GUEDES
LUIZ ANTONIO SANTA BARBARA
WALTER RIBEIRO NOVAES
JOSE CAMPOS BARRETO
NILDA CARVALHO CUNHA
ANTONIO CARLOS M. TEIXEIRA
ROSALINDO DE SOUZA
MAURICIO GRABOIS
NELSON LIMA PIAUHY DOURADO
ESMERALDINA CARVALHO CUNHA
OTONIEL CAMPOS BARRETO
JOSE LIMAPIAUHY DOURADO
DINAELZA SANTANA COQUEIRO
UIRASSU ASSIS
DINALVA OLIVEIRA TEIXEIRA
SERGIO LANDULFO FURTADO
VANDICK REIDNER PEREIRA
PEDRO DOMIENSE
JOAO CARLOS CAVALCANTI REIS
VITORINO ALVES MOITINHO
JOAO LEONARDO DA SILVA ROCHA
PERICLES GUSMAO REGIS
STUART EDGAR ANGEL JONES( Nascido em Salvador)

 

Redação Bahia

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes