UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Eijaa 2014 será na Turquia

Eijaa
Eijaa

Dos vários cantos do mundo
Falando diferentes línguas; nos entendemos um aos outros.
Verdes ramos dessa árvore que é o mundo;
Somos aquele povo que chama a sim mesmo juventude!

Nazim Hikmet (Poeta turco)

O Encontro Internacional da Juventude Antifascista e Anti-imperialista – Eijaa acontece em diferentes países a cada dois anos e é organizado por jovens de todo o mundo. Neste ano, nosso encontro se reunirá sob o tema: “a juventude do mundo unida por futuro e paz”; este acontecerá de 2 a 10 de agosto no distrito de Dikili, cidade Izmir, Turquia, com a participação de milhares de jovens turcos, da América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Balcãs.

Apesar de toda a massa de riqueza produzida no mundo, milhões de jovens são confrontados com o desemprego e com a falta de acesso à educação, o que é apresentado aos jovens como um fato do destino. Os jovens do mundo que estão privados de um futuro vão unir-se por empregos, educação e lutar por seus sonhos e aspirações. Todas estas aspirações reunidas desta vez às margens do mar Egeu, serão espalhadas novamente pelos países de maneira rejuvelhecida.

Os jovens ousam sonhar que no Oriente Médio, Europa, América Latina e África continuarão a ocupar os espaços públicos exigindo um futuro melhor. Através de novas formas criativas de protesto, assim como através de greves escolares, atos públicos e ocupação das ruas, a juventude ganhou uma nova experiência. O Encontro Internacional vai combinar a experiência e o entusiasmo da resistência de Junho na Turquia (Protesto do parque Gezi) com as experiências e o entusiasmo das lutas da juventude de todo o mundo.

Milhares de jovens, estudantes e trabalhadores, virão de centenas de diferentes universidades, escolas e cidades industriais. Vários países, incluindo o Brasil, Espanha e Tunísia, que já começaram os preparativos. Também nosso país, que já está com os preparativos avançados, faz o seguinte chamado:

A juventude do mundo se encontra!

“Onde é o centro do mundo?” perguntaram uma vez para Nasreddin Hodja2. “É onde meu burro está parado. Se você não acredita, meça então o mundo” ele respondeu… O que ocorreria se fizéssemos essa pergunta para os jovens do mundo que vivem na pobreza, desemprego e incertos sobre seu futuro; para aqueles que são arrastados para guerras e obrigados a suportar todo o peso da crise econômica por falta de acesso à educação e por empregos altamente precários? Somos a juventude vinda de too o globo. Como dizia Nazim Hikmet1, somos os ramos verde dessa árvore que é o mundo. Temos sonhos e aspirações comuns. Vamos romper com a opressão a que somos submetidos e lutar por nossos sonhos e direitos. Sobre as sombras da depressão, suicídio e pessimismo, vamos acender a chama da esperança e espalhá-la por todo o mundo.

Nosso sonhos se tornarão realidade!

Juntos, produzindo e compartilhando conhecimento, mostraremos que um mundo sem guerras e exploração é possível. A cultura da solidariedade coletiva florescerá entre os jovens e trará junto com ela a cultura do trabalho, do papel do indivíduo na sociedade, e a política como ferramenta para transformar a vida; a cada novo dia, nosso sonhos se tornam realidade. O centro do mundo é onde estamos juntos cultivando nossas aspirações, compartilhando nossos anseios e discutindo nosso problemas. Há cada dois anos, o centro do mundo é onde a juventude se encontra, e este ano o centro do mundo é a cidade de Izmir, no coração do mar Egeu.

A juventude estará na linha de frente!

Concertos, produções teatrais, oficinas e seminários terão lugar em nosso encontro; ademais, serão várias oportunidades para compartilhar nosso problemas comuns em painéis; também acontecerão em grande e menor escala, fóruns com escritores, cientistas, intelectuais e artistas; comunidades de secundaristas e universitários terão a oportunidade de demonstrar suas produções coletivas; jovens que participarão nas lutas do Oriente Médio por emprego, paz e liberdade falarão de suas experiências. Às noites, teremos a oportunidade de conhecer diferentes culturas e socializar em nosso eventos, construindo fraternidade internacional e compartilhando riquezas e belezas culturais.

Este é nosso convite!

1 Nazim Hikmet:  Poeta e dramturgo Turco mundialmente conhecido. Foi militante do Partido Comunista da Turquia e viveu na União Soviética.

2 Nasreddin Hodja: Contista Turco do século XII. É conhecido na cultura popular por suas anedotas e fábulas.

Traduzido do sítio: http://internationalyouthcamp.net/

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes