UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Eletricitários fazem paralisação de dois dias em todo o Brasil

Leia também

Eletricitários fazem paralisaçãoOs trabalhadores das empresas ligadas a Eletrobrás iniciaram neste dia 24 de abril uma paralisação de dois dias para exigir da holding o pagamento da PLR 2013.

A Eletrobrás alega que teve um prejuízo líquido no valor de R$ 6,287 bilhões no ano passado. Já em 2012, alega que também teve prejuízo de R$ 6,879 bilhões. O Conselho Nacional de Eletricitários argumenta, no entanto, que os trabalhadores não podem ser penalizados pelas perdas, pois o caixa da estatal estaria sendo prejudicado por decisões de sua direção e do governo – como o acordo de indenizações previstas na Medida Provisória (MP) 579, que estabeleceu as regras para a renovação das concessões que vencem entre 2015 e 2017.

“Todo ano, os trabalhadores recebiam participação nos lucros, mas, neste ano, não vai ter. A Eletrobrás não deu lucro, mas não é culpa dos trabalhadores. Temos metas a cumprir e entregamos todas essas metas cumpridas”, argumentou Emanuel Mendes Torres, diretor da Associação dos Empregados da Eletrobras (Aeel).

O pagamento de participação nos lucros é referente aos resultados verificados no ano anterior. Embora a estatal já tivesse registrado prejuízo em 2012, os funcionários conseguiram que a PLR fosse paga aos empregados no ano passado com base no princípio de cumprimento de metas.

O diretor da Aeel explicou que o pagamento de participação nos resultados prevê, tradicionalmente, o valor equivalente a duas folhas salariais do grupo para ser dividido entre todos os trabalhadores do Sistema Eletrobrás em forma de PLR.

O pagamento do PLR é a única reivindicação dos trabalhadores da estatal neste ano, cuja campanha salarial tem como data-base o mês de maio. No ano passado, a categoria fez um acordo para dois anos, sendo o reajuste salarial de 2014 de acordo com a inflação do período, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do IBGE).

No próximo dia 30 está marcada uma manifestação em frente a sede da Eletrobrás, em Brasília, quando a holding estará realizando uma Assembleia Geral Ordinária.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos