UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Governo do Equador vai assinar TLC com União Europeia

Hillary-Clinton-and-the-E-006Não é casualidade que o Governo equatoriano encerre a última rodada de negociação de um Tratado de Livre Comércio (TLC) com a União Europeia (UE) no primeiro dia da Copa da Fifa.

Em torno do assunto do TLC foi montada uma grande farsa, recorrendo a diversas mentiras, como exibir várias vezes a declaração presidencial afirmando que “não se firmará um TLC”. De fato, o mesmo presidente é autor de várias publicações que descrevem com detalhes as falácias do livre comércio. Mas isso é coisa do passado, pois agora aquelas preocupações são vistas apenas como parte de uma campanha de propaganda para tratar de não mencionar a crua realidade: o TLC com a UE. Sim é um TLC.

O deslize, há alguns meses, do ministro que encabeça as negociações, admitindo que o Equador deverá aderir ao Acordo firmado por Colômbia e por Peru foi estranhamente encoberto na memória graças a inumeráveis frases oficiais ambíguas e oscilantes.

Com efeito, na Colômbia e no Peru dificilmente alguém poria em dúvida que o que foi firmado com a União Europeia é um tratado de livre comércio; reconhece-se melhor que nome de “Acordo Comercial Multipartes” é temporal para a UE, enquanto se unem Equador e Bolívia, as partes faltantes… Nem tampouco México e Chile, onde os acordos de Associação com a UE já têm vários anos de aplicação, há dúvidas que estes acordos são, em realidade, acordos de livre comércio.

Desta maneira, a UE vai completando seu plano de domínio na região. Já firmou Acordos de Associação com México, Chile, América Central, Colômbia, Peru e está abrindo caminho para retomar as negociações com o Mercosul.

O TLC Equador-UE constrói, na prática, uma ALCA maquiada com outro nome e outro autor. O plano geoestratégico dos grandes países europeus é, ao final das contas, controlar territórios e mercados com “as regras de jogo claras” (não soa conhecida essa frase?) que garantam plenamente os seus investimentos (relacionadas com o abastecimento – o controle do negócio – de petróleo, minerais, energia, água, comunicações, transporte, etc.) e os direitos de propriedade intelectual (por exemplo, as patentes sobre fármacos; os direitos de propriedade sobre as sementes e outros).

Então, a pergunta é por que tanta demagogia e eufemismo no caso do Equador? A resposta, nos parece, tem a ver com o país, pois o Equador derrubou com a resistência passada ao modelo neoliberal, com as mobilizações contra a ALCA e o TLC bilateral com os EUA e, depois, com o processo constituinte, com passos concretos para fazer frente ao livre comércio e as pretensões das corporações transnacionais, ponta de lança do capitalismo selvagem.

De fato, a Constituição do Equador proíbe a privatização da água e estabelece que sua gestão será exclusivamente pública e comunitária. Também reconhece que a soberania alimentar é uma obrigação do Estado para garantir a autossuficiência de alimentos sãos e culturalmente apropriados. Assinala que, no âmbito das compras públicas, os produtores nacionais, particularmente os médios e pequenos, terão um trato preferencial. Menciona de forma clara que não poderão ser celebrados tratados internacionais que cedam soberania em tribunais de arbitragem internacional. Posição que, com certeza, ajudou o impulso de uma auditoria de tratados bilaterais de inversão que, nas atuais circunstâncias, fica em respaldo político.

A União Europeia é o maior exportador de alimentos elaborados, o segundo maior exportador de leite e seus derivados e de carne de vaca e o terceiro maior exportador de aves. É, além disso, o segundo maior provedor de serviços. Em condições de crise, como a que atravessa o ano de 2008, a UE espera que estes acordos a ajudem a sair de sua grave situação econômica.

É um jogo de cartas marcadas. A goleada parece iminente. E, para completar o panorama, alguns espaços oficiais vêm trabalhando para “harmonizar” a Constituição com os  termos do Acordo, preparando assim um gol contra.

Traduzido de www.ecuadorlibrered.tk

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes