UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Historiador brasileiro lança livro sobre vitória soviética na 2ª Guerra Mundial

Leia também

Aço Vermelho: Os Segredos da Vitória Soviética na Segunda Guerra
Aço Vermelho: Os Segredos da Vitória Soviética na Segunda Guerra

João Claudio Platenik Pitillo pesquisa a participação soviética na Segunda Guerra Mundial há mais de 15 anos. Seu livro Aço Vermelho: os segredos da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial é o primeiro escrito por um brasileiro ao longo dos 75 anos do início da 2ª Guerra Mundial. O livro revelará aos brasileiros os segredos da vitória soviética, omitidos pela “Guerra Fria”. Repleto de informações e curiosidades que demonstram o grandioso esforço dos soviéticos para derrotarem o nazismo. Foi escrito a partir de materiais soviéticos inéditos em nosso país. O mesmo é prefaciado pelo professor Francisco Carlos Teixeira da Silva (UFRJ) e apresentado pelo professor Celso Péricles Thompson (UERJ) e tem comentários do professor Luiz Edmundo Tavares (UERJ). O Livro será lançado no dia 22 de julho às 18:30 no auditório 91, 9º andar UERJ.

Aço Vermelho: Os Segredos da Vitória Soviética na Segunda Guerra

João Cláudio Platenik Pitillo revela com absoluta clareza, a contribuição fundamental do Exército Soviético para a vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial. Ao longo do tempo essa apreciável importância tem sido ignorada pelo Ocidente, mercê, entre outros aspectos, da profunda inuência dos Estados Unidos da América do Norte e dos seus seguidores sobre os meios de divulgação. A ‘’Guerra Fria‘’, sem dúvida, contribuiu para a manutenção desse ‘’equívoco‘’; que a ‘’Détente‘’ a ‘’Entente‘’ não conseguiram eliminar, exceto para pesquisadores da categoria de João Cláudio, incansável estudioso sobre o assunto, qualidade que o levou a produzir singular e necessária obra. Luiz Edmundo Tavares, professor de História da UERJ.

O livro de João Claudio Platenik Pitillo, é uma pesquisa profunda, detalhada, e extremamente bem documentada da participação da URSS na Segunda Guerra Mundial. A ausência dos estudos militares sobre a participação soviética, trata-se, entre nós, de uma tradição, oriunda da Guerra Fria, onde o papel da URSS deveria ser diminuído em função dos aspectos ideológicos. A obra de Platenik Pitillo, de boa leitura e com amplíssimo controle bibliográfico, devolve, tanto tempo depois do fim da Guerra Fria, o papel de direito de um dos seus atores centrais. Francisco Carlos Teixeira Da Silva Professor, Titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ/IUPE RJ, Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

João Claudio Platenik Pitillo tem 40 anos e nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Licenciado em História pela UERJ e mestrando em História pela UFRJ, há mais de 15 anos se dedica a pesquisar a participação soviética na Segunda Guerra Mundial.

Para ver o livro no site da editora, clique aqui

More articles

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos