UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Pesquisa que teve apoio da NASA prevê colapso da sociedade capitalista

Professor Safa Motesharrei
Professor Safa Motesharrei

Socialismo ou barbárie foi a frase cunhada pela comunista Rosa de Luxemburgo no início do século passado para expressar a urgência de transformações que impedissem catástrofes sociais. Um século após a frase ser dita, cientistas têm comprovado, através da análise das condições que levaram outras sociedades ao colapso, que a injustiça social somada a alterações climáticas geradas pelo consumo predatório podem levar ao colapso da atual sociedade capitalista.

Uma recente pesquisa conduzida pelo cientista Safa Montesharrei, PHD em matemática aplicada a políticas públicas, professor da Universidade de Maryland e diretor do Centro Nacional de Síntese Socio-Ambiental, analisou as condições que levaram ao colapso sociedades como as de Roma, Babilônicas e Maias e constatou que a forma atual como se desenvolve nossa civilização pode nos levar ao colapso em algumas décadas.

A pesquisa aponta a extrema acumulação de riqueza como uma das principais causas desse possível colapso quando afirma: “…a riqueza acumulada não é sequer distribuída pela sociedade, mas se mantem estritamente controlada por uma elite. A massa da população, mesmo produzindo a riqueza, recebe apenas uma pequena porção desta das elites, normalmente o suficiente ou menos do que é necessário para a sobrevivência.”

Montesharrei e seus parceiros na pesquisa criaram um modelo matemático e interdisciplinar para calcular as possibilidades de um colapso social chamado de Dinâmica Humana e Natural (HANDY, pela sigla em inglês). Para eles, “se as atuais condições e relações humanas se mantiverem como estão nos dias de hoje… nossa pesquisa indica que será difícil evitar um colapso social”.

Como a pesquisa contou com cientistas e financiamento da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA, pela sigla em inglês), várias organizações da extrema-direita estadunidense afirmaram que a NASA teria sido tomada por comunistas e que isso se tratava de uma manobra do governo “esquerdista” de Obama. A realidade é dura para aqueles que defendem a concentração de riqueza e a permanência da injustiças sociais.

A verdade é que com o avanço da interdisciplinaridade na pesquisa científica, várias ferramentas das ciências naturais estão sendo utilizadas para aprofundar e comprovar teses da área das ciências humanas. De fato, essas novas pesquisas têm comprovado o que há muito era evidente, ou seja, que um sistema de profunda desigualdade e baseado no consumismo como é o capitalismo pode levar toda uma civilização à barbárie.

Fonte: HANDY, artigo de Safa Motesharrei

Jorge Batista, São Paulo.

Outros Artigos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes