UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 19 de março de 2024

Pesquisa que teve apoio da NASA prevê colapso da sociedade capitalista

Leia também

Professor Safa Motesharrei
Professor Safa Motesharrei

Socialismo ou barbárie foi a frase cunhada pela comunista Rosa de Luxemburgo no início do século passado para expressar a urgência de transformações que impedissem catástrofes sociais. Um século após a frase ser dita, cientistas têm comprovado, através da análise das condições que levaram outras sociedades ao colapso, que a injustiça social somada a alterações climáticas geradas pelo consumo predatório podem levar ao colapso da atual sociedade capitalista.

Uma recente pesquisa conduzida pelo cientista Safa Montesharrei, PHD em matemática aplicada a políticas públicas, professor da Universidade de Maryland e diretor do Centro Nacional de Síntese Socio-Ambiental, analisou as condições que levaram ao colapso sociedades como as de Roma, Babilônicas e Maias e constatou que a forma atual como se desenvolve nossa civilização pode nos levar ao colapso em algumas décadas.

A pesquisa aponta a extrema acumulação de riqueza como uma das principais causas desse possível colapso quando afirma: “…a riqueza acumulada não é sequer distribuída pela sociedade, mas se mantem estritamente controlada por uma elite. A massa da população, mesmo produzindo a riqueza, recebe apenas uma pequena porção desta das elites, normalmente o suficiente ou menos do que é necessário para a sobrevivência.”

Montesharrei e seus parceiros na pesquisa criaram um modelo matemático e interdisciplinar para calcular as possibilidades de um colapso social chamado de Dinâmica Humana e Natural (HANDY, pela sigla em inglês). Para eles, “se as atuais condições e relações humanas se mantiverem como estão nos dias de hoje… nossa pesquisa indica que será difícil evitar um colapso social”.

Como a pesquisa contou com cientistas e financiamento da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA, pela sigla em inglês), várias organizações da extrema-direita estadunidense afirmaram que a NASA teria sido tomada por comunistas e que isso se tratava de uma manobra do governo “esquerdista” de Obama. A realidade é dura para aqueles que defendem a concentração de riqueza e a permanência da injustiças sociais.

A verdade é que com o avanço da interdisciplinaridade na pesquisa científica, várias ferramentas das ciências naturais estão sendo utilizadas para aprofundar e comprovar teses da área das ciências humanas. De fato, essas novas pesquisas têm comprovado o que há muito era evidente, ou seja, que um sistema de profunda desigualdade e baseado no consumismo como é o capitalismo pode levar toda uma civilização à barbárie.

Fonte: HANDY, artigo de Safa Motesharrei

Jorge Batista, São Paulo.

More articles

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos