UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sindicatos e movimentos sociais organizam encontro nacional de Educação no Rio de Janeiro

enetopositeNos dias 8, 9 e 10 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, será realizado o Encontro Nacional de Educação (ENE), que pretende reunir mais de duas mil pessoas entre estudantes, professores, técnicos administrativos, militantes de movimentos populares e trabalhadores das mais diversas categorias para debater e construir um novo projeto para a educação brasileira.

O ENE acontece como resultados de inúmeras lutas em defesa da educação que têm sido realizadas nos últimos anos em nosso país, com destaque para a luta pelos 10% do PIB para a educação pública e para as sucessivas greves da rede federal e de diversas redes estaduais, bem como a luta pela federalização das universidades privadas falidas, como a Gama Filho e a UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todas essas mobilizações evidenciam que o projeto de educação colocado em prática no Brasil tem como meta somente a qualificação de mão-de-obra para o mercado, sem considerar, entretanto, a formação científica, histórica e política do nosso povo.

Os principais temas a serem debatidos no encontro são a privatização e mercantilização da Educação, o financiamento da Educação Pública, a precarização das atividades dos trabalhadores da Educação, a avaliação meritocrática, a democratização da educação, o acesso e permanência, passe livre e transporte público.

Para Katerine Oliveira, vice-presidente da UNE pela Oposição de Esquerda, “o ENE será um momento fundamental para repensarmos os rumos da educação no Brasil e construirmos um projeto alternativo de educação, que contribua para libertar nosso povo e desenvolver o país”.

Devido a isso, a UJR e as diversas entidades do movimento estudantil onde atuamos, assim como o MLC, MLB e o Movimento Olga Benario, estão participando ativamente do processo de construção do ENE, que certamente será um marco na história do movimento social brasileiro.

Felipe Annunziata, Rio de Janeiro

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes