UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Principais atividades do 24º Encontro Internacional da Juventude Antifascista

Foto 01O 24º Encontro Internacional da Juventude Antifascista e Antiimperialista( EIJAA), que teve seu inicio no dia 02 de agosto, teve até o dia 8 diversas atividades políticas, culturais, esportivas,  animação e combatividade do povo turco. Em todas as manhãs foram oferecidas variadas oficinas para os participantes do encontro, através de temas como Economia Política, Filosofia, Ritmo, Artesanato, Teatro, Movimento Feminista, Meio Ambiente, etc.

 No dia 3 de agosto aconteceu a primeira reunião da delegação internacional com o Partido do Trabalho da Turquia, com a presença de sua presidente Selma Gurkan. Os representantes das delegações puderam fazer várias perguntas sobre a realidade política da Turquia, sobre o trabalho do partido, sobre a questão curda e palestina, como se organiza a juventude turca e sobre as atuais eleições presidenciais e seu candidato.

No quarto dia do evento foi realizado o fórum Povos do Mundo e a Luta da Juventude. A mesa foi composta pelos companheiros da Tunísia, Turquia e Brasil, que relataram a luta em seus países, como a participação da juventude nos levantes da Tunísia, na resistência do parque Gezi na Praça Taksim na Turquia e as marchas de junho no Brasil.

A história do conflito entre a Ciência e Religião foi debatida no dia 5. A luta dos estudantes secundaristas de todo o mundo foi apresentada pelas delegações internacionais no dia 6. A luta dos estudantes universitários foi apresentada e debatida no dia 7e no oitavo dia do encontro, foi com muita expectativa dos participantes que ocorreu uma grande marcha em solidariedade ao povo palestino, no centro da cidade de Izmir, com a presença das delegações internacionais.

O Encontro Internacional da Juventude Antifascista e Anti-imperialista – EIJAA acontece a cada dois anos e é organizado por jovens de todo o mundo. A sua 24º edição teve como tema: “a juventude do mundo unida por futuro e paz”; no período de 2 a 10 de agosto no distrito de Dikili, cidade Izmir, Turquia, com a participação de centenas de jovens turcos, da América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Balcãs.

Bruno Melo – Delegação brasileira no 24º EIJAA

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes