UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Trabalhadores da limpeza urbana fazem greve em Olinda – PE

limpeza urbana olinda2Organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Limpeza Urbana no Estado de Pernambuco – SINDLIMP – PE, os funcionários da Coelho de Andrade Engenharia LTDA (CAEL), empresa da cidade de Olinda – PE, Região Metropolitana do Recife-PE, com cerca de 300 trabalhadores cruzaram os braços numa paralisação que começou por volta das 6h da última terça-feira, dia dois de setembro e se estendeu até a noite.

Entre outras reivindicações como melhorias no banheiro e o pagamento de férias atrasadas, os trabalhadores se queixavam principalmente pelo atraso no ticket-alimentação, que deveria ser pago desde o dia 20 de agosto. “ Quando saio de casa meu filho de 4 anos me pergunta se hoje eu vou trazer comida pra ele ”, declarou emocionado, um dos trabalhadores que estavam no piquete em frente a empresa. Durante todo o dia se fizeram presentes representações e lideranças de outras categorias como Roberto Carlos, líder da oposição dos rodoviários, Rodrigo Rafael, presidente do sindtêxtil-Ipojuca, Manoel Pedro diretor do Sindcalçados de Carpina e região, além de Carlos Veras, presidente da CUT-PE.

Assim, durante 24 horas a CAEL, umas das maiores empresas do ramo da limpeza urbana da região metropolitana do Recife e que paga o ticket-alimentação de apenas R$ 80,00, o menor valor no estado em comparação com os R$360,00 pagos em media pelas outras empresas que prestam o mesmo serviço, não recolheu sequer um saco de lixo.

Os patrões e a prefeitura Municipal de Olinda acionaram a Policia Militar, mas o piquete na garagem prosseguiu com a união da categoria. Fruto da disposição e combatividade da categoria os tickets-alimentação já foram pagos e uma audiência com a empresa foi marcada para negociar o desconto do dia parado e outros pontos da pauta de reivindicação apresentada.

 Jailson Davi – PE / Diretor do SINDLIMP

 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes