UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Congresso Estadual da UJR acontece no RN

congresso ujr rn 02Nos dias 18 e 19 de outubro, em Extremoz, região metropolitana de Natal, realizou-se o 1⁰ Congresso Estadual da União da Juventude Rebelião no Rio Grande do Norte. Para dar início todos cantaram o hino dos trabalhadores do mundo inteiro, A Internacional.

Muito debate, formação política, cultura e um espírito de coletividade entre os presentes foi o tom do Congresso. A primeira parte dos trabalhos foi dedicada ao debate da conjuntura e o papel da UJR diante desta. Destacou-se nesse ponto a importância da UJR na campanha pela legalização da Unidade Popular pelo Socialismo.

Em seguida foi debatido o texto de Lênin “As Tarefas das Juventudes Comunistas”. Durante as falas todos os companheiros e companheiras ressaltaram a importância do estudo do marxismo-leninismo e como esse aprendizado deve ter como base uma prática revolucionária cotidiana. O primeiro dia foi encerrado com um sarau de poesia e apresentações musicais em um clima de alegria e fraternidade.

O segundo dia foi iniciado com o debate sobre as tarefas no movimento de massas, dando destaque ao congresso da UESP, construção de grêmios, trabalho nas escolas técnicas e o desafio de em 2015 efetivamente concentrar esforços para estabelecer uma atuação organizada no movimento estudantil universitário. Mas também não foi esquecida que é um dever também a atuação junto aos jovens trabalhadores e das periferias junto ao MLC e do MLB.

congresso ujr rn 01

Antes da plenária final debateu-se o texto de Che “O que deve ser um jovem comunista”. As palavras “exemplo”, “estudar e lutar” estiveram presentes em todas as falas e resumem bem o debate.

Por fim foram eleitos os delegados a etapa nacional do Congresso da UJR e a Coordenação Estadual da UJR que terá a honrosa tarefa de mobilizar e travar as lutas da juventude pelos seus direitos e crescer sua organização revolucionária na terra do herói comunista potiguar Emmanuel Bezerra dos Santos.

Redação RN

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes