UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Missouri decreta estado de emergência para julgamento do caso de Ferguson

082314_ci_ferguson_640A guarda nacional foi chamada e o estado de emergência foi decretado no estado do Missouri, EUA, para conter as manifestações que são esperadas no julgamento do assassinato do jovem Michael Brown. Brown, jovem negro de 18 anos de idade, foi assassinado a tiros pelo policial branco, Darren Wilson, no dia 09 de agosto na cidade de Ferguson.

Após o assassinato de Brown, uma grande jornada de manifestações teve lugar em Ferguson, em especial nos bairros do subúrbio de Saint Louis. As manifestações denunciavam o racismo existente nos EUA, o aumento da pobreza no país que afeta em especial os negros, e a violência policial nos bairros da periferia.

Durante as manifestações de agosto e setembro, a guarda nacional já havia autuado determinados pontos da cidade, a pedido do governador do estado. Agora, no período que durar o estado de emergência, a guarda nacional  está autorizada a realizar prisões e outras ações que intimidem as manifestações.

O caso do assassinato de Ferguson demonstra o grande crescimento das injustiças sociais nos EUA, seguidas do aumento do racismo e da violência contra os mais pobres. Grande parte da população não acredita em um julgamento realmente imparcial na justiça do Missouri e revindica que uma investigação federal se realize.

Da Redação

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes