UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Uespe fortalece base do movimento com 1º Congresso de Grêmios

Fotografia Alexandre Ferreira (2)A União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe) deu início, com a realização do 1º Congresso Estadual de Grêmios, no último dia 29 de novembro, a uma política de intensificação do trabalho de base da entidade. Sediado no IFPE, campus Recife, o evento contou com a participação de cerca de 250 estudantes, de 17 cidades diferentes.

Entre Grêmios e Comissões Pró-Grêmio, participaram do evento um total de 40 representações, dentre as quais destacamos os grêmios do IFPE (de Recife, Salgueiro, Pesqueira e Sertão), da Escola Estadual Caio Pereira, da Escola Bernardo Vieira (de Jaboatão dos Guararapes), do Colégio Estadual de Caruaru; do Colégio Confederação do Equador (de Paudalho), da Escola de Referência em Ensino Médio José de Lima Júnior, do EREM João Cavalcanti Petribú (de Carpina), do Austro Costa e do CERU (de Limoeiro).

O estudante Hewerton Vinícius, presidente do Grêmio do IFPE-Pesqueira e diretor de Grêmios da Uespe, ressaltou “a importância do Congresso, a coesão entre os grêmios, que encontraram os problemas em comum, a possibilidade de despertar a consciência política e as soluções de lutas para as suas bandeiras”.

O Congresso contou com a saudação, na mesa de abertura, de Serginaldo Santos, representando a Unidade Popular pelo Socialismo (UP); de João Paulo, presidente do Grêmio do IFPE-Recife; de Vanessa Santos, representando a Reitoria do Instituto; de Davi Lira e Evandro José, presidente e vice-presidente da Uespe, e Edival Nunes Cajá, ex-preso político, presidente do Centro Cultural Manoel Lisboa, que fez uma saudação inicial ao Congresso ressaltando a importância da organização dos jovens para as transformações do país. Além disso, estiveram presentes a UNE, a UEP – Cândido Pinto; o Movimento de Luta nos Bairros , Vilas e Favelas (MLB) e o Movimento de Mulheres Olga Benario.

Fotografia Alexandre Ferreira (4)O Congresso deu posse à Diretoria da Uespe, eleita no último mês de setembro, composta por aproximadamente 45 estudantes de todas as regiões do Estado. A nova diretoria foi aclamada de pé pelos presentes.

O evento contou com atividades culturais e grupos de debates grupos. Entre as propostas aprovadas, o lançamento da Cartilha de Grêmios – 2015 da Uespe, a preparação para a Jornada Nacional de Lutas Edson Luís, em março e a participação na plenária de grêmios da Fenet.

Thays Santos e Alexandre Ferreira

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes