UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Aniversário de 20 anos da CIPOML é celebrado em Istambul

Leia também

cipoml-festa 20 anosOs 20 anos da Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxista-Leninistas (CIPOML) foram celebrados em Istambul, maior cidade da Turquia. As atividades foram organizadas pelo Partido do Trabalho (Emep). Durante cinco horas, seguiram-se discursos, músicas e homenagens.

Tudo começou com um minuto de silêncio em nome dos companheiros e companheiras perdidos na luta pelo socialismo. Logo após, o Coral do Trabalhador entoou canções revolucionárias, incluindo A Internacional, cantada pelos milhares de presentes.

O discurso da celebração de abertura foi feito por Selma Gürkan, líder do Emep, que deu exemplos de lutas atuais em diferentes países entre as classes trabalhadoras e a burguesia e declarou que a vitória pertence aos trabalhadores. Chamando a atenção para os acontecimentos no Oriente Médio, Gürkan salientou que a resistência Kobane aumentou a luta decidida dos povos do Oriente Médio e do mundo.

Após o discurso de Gürkan, os representantes dos partidos e organizações da CIPOML, um a um, foram chamados ao palco e apresentados. Raul Marco, líder do Partido Comunista da Espanha (ML), fez um discurso representando as organizações membros da Conferência. “Estamos celebrando o 20º aniversário da CIPOML no país de Nazım Hikmet. A nossa determinação para elevar a luta marxista-leninista na arena internacional continua. Nossa organização é hoje uma referência. Devemos apoiar o trabalho de nossos partidos e organizações. Precisamos garantir que nossas publicações internacionais atinjam um público amplo”, afirmou Raul.

Em seguida, foi Jilani Hammami, deputado da Frente Popular da Tunísia, que subiu ao palco. “Eu sou membro de uma nação que olha para o horizonte e vê a estrela da liberdade e do socialismo”. Depois de afirmar que as eleições na Tunísia são as mais críticas, até essa data, ele continuou a dizer: “Nós nunca desistiremos da nossa determinação de ir até a revolução. A vitória está sempre no horizonte”.

Asya Abdullah, líder da frente curda Unidades de Proteção Popular (YPG), que resiste, há quatro meses, à investida do grupo Estado Islâmico pela domínio da cidade síria de Kobane, juntou-se à celebração por meio do Skype. Ao apontar o 25 de novembro como Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, ressaltou o importante papel das mulheres em Kobane. “Mulheres lutando contra isso também é lutar pela liberdade das mulheres. Nossa luta será vitoriosa em Kobane”, afirmou.

Quando Selahattin Demirtaş, presidente da Conferência Democrática dos Povos (HDP), que inclui o Emep, subiu ao palco, abriu-se uma faixa com o slogan de “longa vida e solidariedade aos povos”. Demirtaş disse que estamos em um momento em que as lutas no Oriente Médio estão vindo à tona. “Kobane é a marca disso. A luta continua nas ruas de Kobane entre YPG, que representa os oprimidos, e o Estado Islâmico e os representantes do imperialismo. É claro que o vencedor será a linha da liberdade. Mulheres livres serão vitoriosas. Eles enterrarão esse movimento bárbaro assim como em Stalingrado.

Resistência dos trabalhadores no seu caminho para a Internacional

Vários trabalhadores que atuaram nas resistências e greves em fábricas em Istambul também se juntaram à celebração da CIPOML. As organizações de trabalhadores de cidades distantes enviaram suas declarações de apoio. Trabalhadores dos estaleiros de İstambul-Tuzla saudaram a CIPOML com slogans de “Fim das mortes ilegais no local de trabalho” e “Fim da exploração de trabalhadores estrangeiros”. Trabalhadores do setor de saúde também saudaram a celebração com a sua mensagem de “Verbas para a saúde, não à guerra”.

Também foram representados por seus líderes os sindicatos de trabalhadores e funcionários públicos, como a Confederação Revolucionária de Sindicatos de Trabalhadores (DISK) e os Trabalhadores Públicos pela Confederação dos Sindicatos de Trabalhadores Públicos (Kesk).

 Partido do Trabalho (EMEP)

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos