UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 16 de abril de 2024

Lançamento do livro “O homem e seu tempo”, de Yuri Pires

O homem e seu tempoO romance do jovem escritor Yuri Pires intitulado O homem e seu tempo foi lançado pela editora luso-brasileira Chiado, no mês de dezembro. Em seu primeiro livro, Yuri abordou as relações humanas de uma família marcada pela perseguição do regime militar e os caminhos percorridos para encontrar a memória e a verdade sobre esse período.

O livro se passa entre Portugal e Brasil e procura estabelecer a relação entre a ditadura militar brasileira e a ditadura de Salazar, na forma como esses regimes de exceção marcaram as pessoas. Conta a história de Eduardo, um filho e neto de militantes políticos que nasceu numa prisão e ainda criança foi exilado com seu avô para Portugal.

É uma história de como as relações afetivas e culturais influenciam nossas escolhas de vida e como a privação da memória coletiva é capaz de castrar uma parte importante da individualidade. Em outras palavras, o livro fala das marcas profundas que a ditadura deixou na alma das famílias que por ela foram atingidas.

O romance, que se passa em grande parte nos dias atuais, procura estabelecer conexão com a atual luta pela memória, verdade e justiça que se desenvolve no Brasil. Ajuda aos que querem entender melhor a importância de punir os torturadores e assassinos da ditadura, não apenas pelos motivos políticos, mas também pelos motivos humanos.

Poeta e escritor, Yuri Pires foi coordenador-geral do DCE da UFRPE e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Redação São Paulo

Outros Artigos

1 COMENTÁRIO

  1. Muito obrigado aos que fazem A Verdade… instrumento fundamental na luta por memória e justiça! Na minha formação, A Verdade cumpriu papel importantíssimo.

    Um abraçaço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes