UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

MLB e MST promovem curso de formação

Leia também

MLB e MSTO Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e o Núcleo Carlos Marighella, do MST, que atua na Região do Grande ABC, em São Paulo, firmaram parceria para a realização de um curso de formação sobre a “História das Lutas Populares no Brasil”.

O objetivo dos dois movimentos é contribuir na formação de lideranças e compartilhar as experiências de luta. “Queremos com o curso aprofundar o debate sobre a conjuntura, as consequências da crise do capitalismo para a classe trabalhadora e os desafios atuais da luta pelo socialismo”, afirma Gabriela Valentim, da Coordenação do MLB em São Paulo.

O curso conta também com a participação do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e do Núcleo de Estudos Latino-Americanos (Nelam) do Centro Universitário Fundação Santo André (Cufsa).

As aulas acontecem aos sábados, das 8h às 13h, com cinco encontros na primeira etapa. Os temas debatidos serão sobre o colonialismo e desenvolvimento do capitalismo no Brasil, a resistência indígena, negra e popular, as lutas operárias e populares no século 20, a resistência e formas de luta e organização durante a ditadura civil-militar (1964/1985), o neoliberalismo no Brasil e na América Latina e sobre o neodesenvolvimentismo nos governos Lula e Dilma.

Para Marcelo Buzetto, do MST, “essa unidade entre Sem Terra e Sem Teto, entre MST e MLB no campo da formação política, é uma experiência que deve se multiplicar em todo o país, pois nenhuma organização sozinha consegue alterar a correlação de forças na luta de classes e fazer as mudanças estruturais que queremos”.

Da Redação, com informações do site do MST

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos