UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Fidel Castro: Cinco horas com os cinco patriotas cubanos

Fidel-y-los-cinco-1-580x384Os recebi no sábado, 28 de fevereiro, 73 dias depois de pisarem em terra cubana. Três deles haviam consumido 16 largos anos de sua mais plena juventude respirando o ar úmido e repugnante dos sótãos de uma prisão yanque, depois de serem condenados por juízes venais. Outros dois, que igualmente tratavam de impedir os planos criminosos do império contra sua Pátria, foram condenados também a vários anos de um prisão brutal.

Os próprios organismos de investigação, alheios por completo ao mais elementar sentido de justiça, participaram do encarceramento desumano.

A inteligência cubana não necessitava, em absoluto, seguir os movimentos de uma só equipe militar dos EUA, por que isto podemos fazer em todo o espaço sobre a terra através da Base de Exploração Radioeletrônica “Lourdes”, ao sul da capital de Cuba. Este centro é capaz de detectar qualquer objeto que se mova a milhas e milhas de nosso país.

Os cinco heróis antiterroristas, que nunca fizeram dano algum aos EUA, tratavam de prevenir e impedir atos terroristas contra nosso povo, organizados por órgãos de inteligência estadunidenses que a opinião mundial conhece sobejamente.

Nenhum dos Cinco Heróis realizou suas tarefas em busca de aplausos, prêmio ou glória. Receberam seus honrosos títulos por que não o buscaram. Eles, suas esposas, seus pais, seus filhos, seus irmãos e seus concidadãos, temos o legítimo de direito de nos sentirmos orgulhosos.

Em julho de 1953, quando atacamos o quartel Moncado, eu tinha 26 anos e muito menos experiência do que a que eles demonstraram. Se estavam nos EUA não era para fazer dano a esse país, ou realizar vingança pelos crimes que ali se organizavam e abasteciam de explosivos contra nosso país. Tratar de impedí-los era absolutamente legítimo.

O principal em sua chegada era saudar seus familiares, amigos e ao povo, sem descuidar um minuto a saúde e um rigoroso controle médico.

Fui feliz durante horas ontem. Escutei relatos maravilhosos de heroísmo do grupo presidido por Gerardo e apoiado por todos, incluindo o pintor e poeta, ao que conheci enquanto construía uma de suas obras no aeródromo de Santiago de Cuba. E as esposas? e os filhos e filhas? as irmãs e mães? Não as vai receber também a elas? Pois também há que celebrar o regresso e a alegria com a família!

Ayer, en lo inmediato, quería intercambiar con los Cinco Héroes. Durante cinco horas ese fue el tema. Dispongo desde ayer, afortunadamente, del tiempo suficiente para solicitarles que inviertan una parte de su inmenso prestigio en algo que será sumamente útil a nuestro pueblo.

Ontem, de imediato, queria intercambiar com os Cinco Heróis. Durante cinco horas esse foi o tema. Disponho, desde ontem, afortunadamente, de tempo suficiente para solicitar-lhes que invertam uma parte de seu imenso prestígio em algo que será sumamente útil a nosso povo.

Fidel Castro, 1 de Março de 2015.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes