UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Marcha das Mulheres em Montes Claros denuncia opressão à mulher

Leia também

corpo

Aconteceu no último sábado (7) a V Marcha das Mulheres em Montes Claros (MG). A atividade faz parte da Semana das Mulheres de Montes Claros. Com o tema “Mulheres: mais política, mais poder e menos violência”, sociedade civil e movimentos sociais tomaram as ruas do centro da cidade. As principais reivindicações foram a ampliação da participação da mulher nos espaços de poder da sociedade, assim como o combate à violência e ao machismo.

A Semana da Mulher de Montes Claros é uma iniciativa do Coletivo de Mulheres de Montes Claros. O coletivo agrega diversas entidades, movimentos e organizações políticas. O Movimento de Mulheres Olga Benário (MMOB) e a União da Juventude Rebelião (UJR) fazem parte do coletivo, pautando sempre que a luta contra o machismo deve ampliar-se para a luta contra o modelo capitalista, que trata como objetos os seres humanos. O MMOB e a UJR reiteraram ainda a memória feminina revolucionária, saudando Olga Benário e outras mulheres revolucionárias.

Destarte, assim como em 2014, a V Marcha da Mulheres reuniu centenas de pessoas, mulheres e homens, que participaram da mística de abertura, marcha pelo centro e ciranda de encerramento. Pautas como combate à intolerância diante da orientação sexual e da identidade de gênero e constituinte do sistema Político também foram discutidas. A união dos movimentos sociais, para a realização da Marcha e Semana, provou que a unidade da esquerda é umas das principais ferramentas na luta contra o machismo e pela emancipação plena da mulher.

corpo 2

Com tristeza ainda são vistas estatísticas que comprovam o machismo institucionalizado na lógica conservadora do poder. Logo, a UJR e o MMOB reiteram a necessidade do Coletivo de Mulheres de Montes Claros reunir-se mais vezes ao longo do ano para planejar lutas e atividades além do 8 de março. Que a população vá na contramão da história machista, lutando pela igualdade de gênero nos espaços atuantes.

Quando a mulher avança, nenhum homem retrocede! Viva o Dia internacional da Mulher! Vivem as mulheres que lutam!

Gabriel Lopo, Montes Claros (MG)

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos