UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Realizado 1º Dia Nacional de coleta de assinaturas para a Unidade Popular

UP 3No dia 28 de março, a militância da Unidade Popular pelo Socialismo (UP) realizou o primeiro Dia Nacional de Coleta de Apoiamentos para legalização do partido junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A mobilização ocorreu em 14 estados brasileiros e alcançou milhares de pessoas, do Amazonas ao Rio Grande do Sul.

Ocupando pontos centrais das principais capitais do país e importantes centros do interior, os militantes realizaram tribunas públicas nas praças, caminhadas nos bairros populares e visitas de casa em casa para discutir com a população a necessidade da construção de um novo partido político para defender os interesses econômicos e políticos dos trabalhadores.

Ao todo, foram coletadas 2.116 assinaturas, com destaque para os estados de Minas Gerais, com 533 assinaturas, e Pernambuco, com 513. Em Minas, foram realizadas coletas de assinaturas nas ocupações Eliana Silva e Rosa Leão, em Belo Horizonte, além de outras cidades como Contagem e Nova Lima. Também destacamos a valorosa contribuição dos companheiros da União da Juventude Rebelião (UJR), que realizaram uma brigada nacional na Praça 7, no centro de Belo Horizonte, com a participação de dezenas de jovens de diversos estados, levantando mais de 300 assinaturas.

Em Pernambuco, brigadas foram realizadas nos bairros, centro da cidade e nos metrôs, conquistando grande simpatia e apoio da população. Além do Recife, cidades importantes como Petrolina, Carpina e Caruaru participaram ativamente das atividades.

Em diversos estados também se destacaram a militância do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e do Movimento Luta de Classes (MLC), que realizaram a campanha nos bairros da periferia e nas fábricas. Em Fortaleza, o MLB percorreu as ruas do bairro Mucuripe, com a participação de um grande número de militantes da UJR e dirigentes sindicais, que realizaram agitação com carro de som, erguendo bandeiras e faixas da UP.

No ABC Paulista, a campanha ocorreu com muita agitação no centro de Diadema e São Bernardo do Campo, onde foram coletadas 260 assinaturas. Em Santo André, contamos com o valoroso apoio dos companheiros do Núcleo Carlos Marighella, do MST, que coletaram mais de 30 assinaturas durante a abertura do Curso Marxista ocorrido no Centro Universitário Fundação Santo André.

UP 1

No Pará, foi realizado um porta a porta nos bairros com participação de militantes do MLB e da UJR. Em Porto Alegre, a Juventude e o Movimento de Mulheres Olga Benario realizaram a campanha no centro da cidade, com agitação de rua na Esquina Democrática e nos bairros da periferia. A campanha ocorreu ainda nas ruas de Maceió e em Teresina, conseguindo com muito esforço superar a meta nacional estabelecida. No Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul também foi realizada campanha de assinaturas com muita disposição e participação da militância.

A Comissão Nacional Provisória da UP considera exitosa a realização do primeiro Dia Nacional de Coleta de Apoiamentos, pois, além de conquistar um número importante de assinaturas, conseguimos levar nossas propostas para milhares de pessoas que passaram a conhecer a Unidade Popular pelo Socialismo.

Debatemos nas ruas e praças a necessidade de nos organizarmos e lutarmos por bandeiras como o fim dos ajustes contra os trabalhadores, o fim do pagamento dos juros da dívida pública, a punição para os corruptos e a reestatização da Petrobras, além da necessidade da realização de uma profunda reforma agrária e urbana no Brasil, a punição aos torturadores da ditadura militar, o fim da violência contra as mulheres e das mortes dos jovens negros nas periferias, e diversas outras reivindicações populares.

Nossa tarefa agora é avançar essa campanha e nos prepararmos para o próximo Dia Nacional, que ocorrerá no 1º de maio, em homenagem ao Dia dos Trabalhadores. Precisamos criar um grande clima de campanha entre a militância, nos organizarmos melhor e conquistarmos mais e mais apoiadores para a construção da Unidade Popular pelo Socialismo.

Wanderson Pinheiro, São Paulo

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes