UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Deputados podem votar mudança na lei eleitoral nesta semana

Eduardo Cunha
Eduardo Cunha

Uma manobra protagonizada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e pelos líderes do PSDB, PPS, DEM e do governo, José Guimarães (PT-CE) pode acelerar a votação de mudanças na lei eleitoral. Por decisão do presidente da Câmara e dos líderes, o relatória da comissão especial da reforma política foi dispensado e vários temas polêmicos serão colocados em votação diretamente no plenário.

A julgar pelas últimas decisões tomadas pelo congresso mais reacionário de nossa história recente, é possível que esteja em curso a aprovação de um código eleitoral que irá aprofundar o poder das grandes corporações sobre os deputados, senadores e membros do executivo.

A medida mais importante a ser aprovada, de acordo com a vontade de Eduardo Cunha e seus aliados, é o chamado ‘distritão’. O ‘distritão’ é o fim da proporcionalidade nas eleições parlamentares, um sistema aplicado em países ditatoriais como o Afeganistão e a Jordânia. Neste sistema, são eleitos apenas os candidatos mais votados, desconsiderando todos os outros votos do partido.

Com o ‘distritão’ apenas os candidatos com maior volume de dinheiro gasto na campanha e que contam com o apoio da grande mídia para aumentar sua exposição serão eleitos. Ou seja, será uma grande piora em relação aos problemas que o sistema atual já tem aumentando o clientelismo e a relação de troca de favores entre candidato e eleitor.

A verdade é que os deputados respondem às manifestações populares aprovando as leis que mantêm seus privilégios e poder, como é o caso da construção de um shopping center anexo à Câmara dos Deputados em valor superior a R$ 1 bilhão. Esta mudança no código eleitoral virá no sentido de impedir a renovação e a maior participação popular no interior da Câmara e do Senado.

Abaixo, alguns pontos que devem ser votados no plenário durante esta semana:

  • sistema eleitoral (inicialmente, será analisado o sistema de lista, depois o distrital misto, o distritão e o distritão misto);
  • financiamento de campanhas (se público, privado – restrito a pessoa física ou privado – extensivo a pessoa jurídica);
  • proibição ou não da reeleição;
  • duração dos mandatos de cargos eletivos;
  • coincidência de mandatos;
  • cota para as mulheres;
  • fim das coligações;
  • cláusula de barreira;
  • dia da posse para presidente da República;
  • voto obrigatório.

A votação sobre cláusula de desempenho (barreira) e fim das coligações dependerá do resultado sobre sistema eleitoral.

Da Redação

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes