UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Encontro Mundial dos Movimentos Populares acontece na Bolívia

lainfo.es-36632-boliviaencuentro

Acontece entre os dias 07 e 09 de julho o 2º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, na cidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, que reúne cerca de 1.500 militantes de 25 países.

O 2º EMMP dá continuidade ao primeiro, que foi realizado em novembro de 2014 no Vaticano.

A delegação brasileira, organizada pela CMP, CUT e MST, conta com 200 representações de diversos movimentos do país.  O Movimento de Luta nos Bairros (MLB) está presente com dois companheiros, Serginaldo Santos (PE) e Juliete Pantoja (RJ).

No primeiro dia do encontro, após a mística de abertura, aconteceu o painel “Madre Tierra”, que trouxe importantes dados sobre o controle que as multinacionais têm sobre a alimentação da humanidade. No debate, dezenas de líderes camponeses relataram a luta em seus países pela soberania alimentar e por um planeta sustentável.

Destaque para a importante participação das mulheres camponesas e indígenas, que com muita garra defendem suas terras e seu povo da gana imperialista que expulsa os povos originários de suas terras e impõe cruéis e injustas leis de mercado.

Em seguida, os participantes do encontro receberam a visita do presidente indígena da Bolívia, Evo Morales, que deu as boas vindas a todos e resaltou a importância dos movimentos populares na luta contra o imperialismo.

No dia seguinte, foi a vez do painel “Trabalho”, que reuniu lideranças sindicais de vários países para contar suas experiências dos trabalhadores na luta contra a exploração e por direitos.

À tarde, o tema principal foi “A luta pelo teto”, e teve depoimentos de movimentos do Brasil, Índia, África, Bolívia e Peru sobre suas experiências de luta, cooperativismo e autoconstrução.

Hoje (09/07), acontece um momento esperado por muitos: o encontro dos movimentos com o Papa Francisco e o presidente Evo Morales, que encerram o 2º Encontro Mundial dos Movimentos Populares.

Da Redação

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes