UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

ABC Paulista faz ato contra o golpe

ato abc

Na noite do dia 06/07, estudantes de universidades e escolas da região do ABC, em São Paulo, convocaram o ato “ABC não tem nada a Temer!”, na cidade de Santo André, contra o governo golpista de Michel Temer e suas medidas que retiram direitos da classe trabalhadora e da juventude.

Além de Temer, o ato exigia a saída do atual ministro da Educação, deputado Mendonça Filho (DEM-PE), investigado pela Lava Jato por ter recebido R$ 100 mil reais da UTC (empresa envolvida nos esquemas de corrupção) para financiar sua campanha eleitoral em 2014.

Em defesa da Educação

O governo golpista tem feito de tudo para garantir o pagamento dos juros da dívida e satisfazer os banqueiros. Na Universidade Federal do ABC, assim como em todas as universidades federais, Temer já cortou 20% das verbas, impossibilitando que vários programas de permanência e excelência de ensino se mantenham. Com esse corte, muitos estudantes têm seu sonho de se formar no ensino superior destruído e abandonam a universidade.

Com a presença de aproximadamente 100 manifestantes, o ato foi de grande importância reivindicatória e política, pois a região do ABC foi pioneira na luta dos trabalhadores no final da década de 1970 e início da década de 1980. Aqui se deram grandes greves e manifestações, como a famosa Greve dos 41 dias, que conquistou aumentos maiores do que os que eram estabelecidos entre as associações patronais e os sindicatos pelegos, além de ter sido essencial no desgaste da então vigente ditadura militar (que arrochava direitos e salários).

Essa manifestação serve para retomar o histórico de lutas da região, uma vez que se repetem os cortes de direitos sociais e o arrocho dos salários, para assim construirmos grandes mobilizações e enfrentarmos esse governo golpista de Michel Temer, pois como diria o grande revolucionário Che Guevara: “Se o presente é de luta, o futuro nos pertence!”.

Redação SP

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes