UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

[AGORA] Militares dão golpe na Turquia e instalam lei marcial

Leia também

Turkey militaryNo fim da noite de hoje (hora de Istambul) um grupo de militares promoveu um levantamento armado em Ankara, Istambul e diversos outras cidades turcas. Tanques fecharam o estreito de Bósforo, que liga as partes asiática e europeia de Istambul. Aviões foram vistos sobrevoando a capital, Ankara. Prédios públicos foram ocupados e as comunicaçãoes via rede social foram cortadas.

Em entrevista por celular à rede de notícias CNN, o presidente Edôrgan – do partido de direita AKP (Justiça e desenvolvimento) – afirmou que o golpe é uma iniciativa de um pequeno número de oficiais e que será debelado. Ele conclamou seus apoiadores a ocupar as ruas em defesa da democracia.

Os militares golpistas enviaram uma declaração que foi lida em rede nacional onde afirmam que tomaram o poder pela restauração da ordem no país e declaram a vigência de lei marcial  em todo território nacional.

Os partidos da oposição democrática, HDP (Democrático dos Povos) e CHP (Republicano) repudiaram o golpe e afirmaram sua posição de resistência em defesa dos direitos democráticos.

O partido de extrema-direita MHP, terceira força política no país nas últimas eleições,  ainda não se pronunciou e pode ter seus líderes entre os incentivadores do golpe.

Ainda não há notícias exatas sobre a quantidade de presos pelos militares golpistas.

Da Redação

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos