UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Grêmio do IFSP realiza recepção de calouros

Leia também

13681082_1386546954694320_9220108998072081921_n

O Grêmio Livre Estudantil Charlie Chaplin, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), realizou a recepção dos calouros do campus São Paulo nos dias 27, 28 e 29 de julho, especialmente voltada aos alunos iniciantes nos cursos técnicos modulares de edificações, telecomunicações e eletrotécnica.

O principal objetivo foi a integração desses calouros pela apresentação do campus, conversa com veteranos e debates políticos relacionados à assistência e permanência estudantil, mercado de trabalho, educação e conjuntura.

Nos debates, o foco esteve no diálogo da realidade dos e das jovens trabalhadoras – que ocupam boa parte dos cursos técnicos – com a realidade do país, por exemplo, como os cortes da educação e o sucateamento das escolas públicas afetam nas suas carreiras e a importância da assistência estudantil para que os(as) estudantes permaneçam no IFSP. A reforma da previdência e o pagamento da dívida pública também foram temas de destaque. Denunciou-se ainda que no mercado de trabalho não existe promoção do salário, mas sim a promoção do trabalho, ou seja, mais trabalho para ganhar o mesmo, como disse um estudante do período noturno de edificações. Houve também muita discussão voltada ao papel dos cursos técnicos na formação de pessoas importantíssimas na construção do país.

Não poderemos mais sair apenas como mão de obra, mas devemos sair como estudantes e trabalhadores(as) conscientes!

A recepção promovida pelo grêmio também foi importante para lembrar que precisamos de entidades estudantis que representem verdadeiramente e travem lutas pelos direitos dos estudantes no dia-a-dia, que saibam relacionar diversão ao debate político e que não traiam os estudantes entregando seus direitos nos gabinetes.

Por entidades estudantis combativas!

Giovanna Cavicchioli, São Paulo

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos