UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Há 43 anos, Salvador Allende e a “internet socialista” sofriam um golpe

Leia também

internetHoje fazem 43 anos em que o presidente do Chile, Salvador Allende, foi morto em um bombardeio protagonizado por militares chilenos, com apoio militar e financeiro do governo dos EUA e da CIA com vistas de frear “a via chilena para o socialismo”.

Allende foi eleito em uma frente ampla que reunia setores populares, socialistas, comunistas e religiosos. Contudo, com o recuo de setores social-democratas e religiosos que o apoiavam, e o contínuo isolamento do Partido Socialista Chileno, Allende reformula sua política econômica.

A construção da “via chilena para o socialismo” se deu inicialmente por meio de reformas, como a reforma agrária, e a nacionalização das indústrias. Após perder o apoio partidário, Allende continuou a intensificar a política de planificação e socialização da economia chilena, se apoiando em setores populares e nos trabalhadores. Ao invés de simplesmente adotar a política de nacionalização das fábricas, passou a permitir que elas fossem geridas pelos próprios trabalhadores. Na medida em que os setores golpistas boicotavam o povo, geravam escassez, logo o governo e os trabalhadores se empenhavam em socializar aquele setor econômico.

A grande inovação da Economia Planificada de Allende foi a adoção do Cybersyn, a “internet socialista”. Se tratava de um sistema cibernético criado pelo britânico Anthony Stafford Beer, que conectava as fábricas ao centro operacional chamado de opsrom, o centro de operações, trazendo e enviando dados sobre oferta e demanda.

Durante a greve de caminhoneiros em 72, Salvador Allende liga para Anthony Stafford Beer e o convida para prosseguimento ao sistema que já estava sendo desenvolvido. Em 2 horas a opsrom se enche de dados dos 4 principais armazéns de mantimentos de Santiago e o governo pode criar um novo sistema de abastecimento. Contando com poucos caminhões fiéis ao governo e ainda com o apoio do exército, Allende consegue realocar a produção de modo a evitar os boicotes.

O projeto, embora não tenha conseguido suprir toda a necessidade, foi um sucesso. No ano que se seguiu, até o acontecimento do golpe, muito progresso foi realizado. O objetivo do governo era instalar em todas as fábricas um sistema que fosse capaz de receber e repassar dados, assim tornando a planificação de toda a economia chilena realidade.

Contudo, o golpe que ocorreu em 11 de setembro de 1973, antes da viabilização completa do Cybersyn, impossibilitou a concretização do projeto. O sistema Cybersyn, que acabou sendo nomeado de Synco – Sistema de Informação e Controle, é considerado por muitos a ”internet socialista”. A internet antes da internet que conhecemos hoje. Ele foi desenvolvido ao mesmo tempo em que os EUA desenvolviam o Arpanet, sistema percursor da internet que temos hoje e que tinha fins militares. O Cybersyn provavelmente tomaria um outro rumo, de modo que teríamos uma internet bem diferente hoje, uma vez que originalmente esse sistema já tinha utilidades que visavam atender necessidades sociais.

Fábio Junior, estudante de Economia na UFG

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos