UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Fidel Castro completa 90 anos como um soldado das ideias

Leia também

fidel siteO portal Cubadebate lançou, em Havana, na noite deste último dia 12 de agosto, o site Fidel, soldado das ideiasO novo site tem como propósito reunir as contribuições teóricas de Fidel Castro, bem como apresentar traços biográficos, de modo a preservar sua memória. O ato fez parte das comemorações pelos 90 anos de idade do líder cubano, que se passam neste 13 de agosto.

O líder cubano derrotou conspirações apoiadas pelos EUA e enviou quase 400 mil cubanos para lutar pela libertação de Angola, Etiópia, Congo, Argélia e Síria. Ao longo de 40 anos (1958-2000), escapou de 634 tentativas de assassinato, escreveu Fabián Escalante, ex-chefe de inteligência cubano. Quando a Revolução Cubana triunfou, em 1º de janeiro de 1959, Fidel contava apenas 32 anos de idade.

Na Venezuela

“Vivemos um momento de ameaças, de tentativas de recolonização nas quais os povos do continente devem ter a moral acesa, o espírito de resistência no alto, e para isso é preciso olhar o exemplo vivente de Fidel”, afirmou o vice-presidente venezuelano Aristóbulo Istúriz, ao inaugurar uma exposição fotográfica dedicada ao líder cubano por ocasião dos seus 90 anos.

“Com seu pensamento e ação, Fidel nos ensinou que a consciência, os valores, os princípios são o mais importante, porque é o que sustenta os povos quando falta o material, e a Revolução Cubana com ele na frente tem sido o maior exemplo em que devemos olhar-nos”, precisou o vice-presidente na exposição situada a um lado da Praça Bolívar, e cuja abertura inicia as homenagens na sede do governo do distrito capital.

Da Redação, com informações de Cubadebate

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos