UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Nota de Solidariedade da UP aos camponeses de Pau D’Arco

Leia também

Punição imediata aos responsáveis pelo massacre de trabalhadores rurais em Pau D’arco.

Em mais um ato covarde da Polícia Militar do Pará, que resultou no assassinato brutal de 10 trabalhadores rurais no município de Pau D’arco, localizado no sul do estado, constata-se, de forma cada vez mais clara, o caráter fascista que tanto o governo estadual (Jatene – PSDB), quanto o federal (Temer – PMDB), vem promovendo em seus ataques contra a classe trabalhadora.
O estado do Pará já foi palco de inúmeros massacres promovidos pela PM, como o ocorrido em 1996, em El Dorado dos Carajás, vitimando 19 heróis do povo, também ordenado pelo fascista PSDB, no governo de Almir Gabriel. A violência deflagrada em Pau D’arco, no último dia 24, ceifou uma dezena de vidas, sendo sete de uma mesma família, em uma tentativa de acabar com os sonhos de uma vida digna, a qual é negada pelo estado. O assentamento foi organizado pela Liga dos Camponeses Pobres – Pará.
O massacre tem nome, e se chama Jatene. Porém, seu “sobrenome” possui múltiplas facetas, desde latifundiários e pecuaristas até o agronegócio e as mineradoras. Estes são os verdadeiros criminosos, pois, além de se apossarem de terras públicas e sonegarem bilhões em impostos, são os mandantes das centenas de assassinatos contra trabalhadores rurais nos últimos anos.
A impunidade alimenta tais ações desumanas da PMPA, e seus comandantes, junto aos inúmeros mandantes de homicídios, devem ser julgados e condenados. Não podemos mais conviver com essa realidade. Todos os pm’s envolvidos no massacre de El Dorado continuam impunes, e isso não pode mais se repetir. Tal atitude é o mínimo que se pode fazer em respeito aos familiares, amigos e companheiros dos trabalhadores que tombaram na luta pela reforma agrária.
A UP luta por uma nova sociedade, e, a cada dia que passa, essa transformação torna-se urgente e necessária. A união entre os trabalhadores do campo e da cidade não apenas conquistará trabalho e dignidade ao povo, mas também trará a tão sonhada justiça. Nenhum assassino de trabalhadores ficará impune!

Abaixo a repressão do estado!
Pelo fim da Polícia Militar!
Por justiça e dignidade ao povo!

Unidade Popular (UP)
Belém do Pará, 29 de maio de 2017.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos