UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Estudantes iniciam campanha pelo Passe Livre no Pará

Na manhã da última quinta-feira (31/08), às 10h, estudantes, representando diversas escolas e universidades, mobilizados pela União dos Estudantes Secundaristas de Belém, fizeram um ato em frente à Câmara Municipal de Belém, exigindo o reinício dos debates sobre o Passe Livre Estudantil, tanto metropolitano quanto o intermunicipal. O ato fez parte da campanha nacional “Agosto Rebelde”.

Em 2013, nas “Jornadas de Junho”, centenas de estudantes ocuparam a CMB, durante 10 dias, em defesa do Passe Livre para estudantes e desempregados. Contudo, após intensos debates e muita repressão por parte da Guarda Municipal, a mando do prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB), a proposta do Passe Livre foi arquivada por decisão da maioria dos vereadores.

Após recusarem este direito básico aos estudantes, o de ir e vir, o transporte público entrou ainda mais em colapso. Passagens altas, ônibus velhos e sucateados, assaltos diários e condições insalubres de trabalho aos rodoviários são a realidade da mobilidade urbana em Belém. As empresas de transporte de passageiros intermunicipais não ficam atrás no desrespeito à população e aos estudantes.

A meia passagem intermunicipal, apesar de existir, tem sido negada na hora da venda dos bilhetes. Estudantes são questionados se estão a caminho dos estudos ou não, e, nos finais de semana, sob tal argumento, algumas empresas estão se negando a vender as meias, além da demora em ser emitida pela ARCON, órgão estadual que controla a emissão do cartão.

Essa realidade precisa mudar, e só com a luta conseguiremos o tão sonhado Passe Livre em Belém e no estadodo Pará. Ficou encaminhado o pedido de audiência pública sobre o Passe Livre para o dia 27 de setembro, e, durante esse período, serão realizadas plenárias, seminários e mobilizações nas escolas e universidades. Segundo Israel Souza, diretor da UESB, “o passe livre já é realidade em diversas cidades, como Rio de Janeiro e Brasília, e Belém não pode ficar atrás, ainda mais diante do gigantesco desemprego, entre a juventude, que existe no Pará”.

Redação  Pará

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes