UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

segunda-feira, 18 de março de 2024

FENET realiza I Encontro Norte de Estudantes em Ensino Técnico no IFPA Campus Abaetetuba

Leia também

Em um clima de muita euforia e vontade de lutar, mais de cem estudantes em ensino técnico do Norte do Brasil se reuniram, durante dois dias (16 e 17 de setembro de 2017), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Abaetetuba para debater os retrocessos na educação técnica e as perspectivas de organização e ampliação das lutas em defesa dos direitos da juventude.

A mesa de abertura contou com a participação de um servidor, representando o IFPA Campus Abetetuba, Luiz Basílio, coordenador geral da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico, Brenda Martins, presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Belém, e Arielson Dias, coordenador geral do Grêmio Estudantil Carlos Araújo, do IFPA de Abaetetuba.

Delegações de vários municípios, em especial Tucuruí, participaram e colocaram a realidade de seu campus e município. Foram debatidas questões, em grupos de debate, como Estágio e Emprego e Assistência Estudantil. Nas plenárias gerais foram discutidos Combate às Opressões e Conjuntura Nacional e Latino-americana.

Na mesa de conjuntura, o cônsul da Venezuela em Belém, Alonso Pacheco, apresentou a situação do seu país e tirou dúvidas de dezenas de estudantes sobre a questão venezuelana, defendendo o socialismo como única saída para a crise no país. Fernanda Lopes, representando a Unidade Popular – UP, falou da necessidade de fortalecer a luta pelo poder popular no Brasil e no mundo.

A plenária final tirou resoluções importantes pro movimento estudantil regional e nacional, como o Passe-Livre no estado do Pará e a ampliação do ensino técnico, com mais investimentos, para combater o desemprego e a crescente violência. Ao final, o estudante do IFPA Campus Belém, Welfesom Alves, foi eleito o novo coordenador Norte I da FENET, o qual representará os estudantes em ensino técnico nos fóruns e lutas por toda a região.

Redação Pará

 

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos