UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Estudantes de Extremoz fundam entidade secundarista

No dia 23 de setembro na cidade de Extremoz, região metropolitana de Natal (RN), foi realizado o Congresso de fundação da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas -Extremoz (Ames-EZ). Sediado na Escola Estadual Almirante Tamandaré, o Congresso contou com a presença de cerca de 50 delegados de todas as escolas da cidade.

Com a atuação marcante da União da Juventude Rebelião, os estudantes secundaristas de Extremoz têm travado diversas lutas. Em abril, um grande ato pela redução da tarifa de ônibus mobilizou centenas de estudantes que, com muita combatividade, ocuparam a Câmara de Vereadores. Também se avançou na organização dos grêmios estudantis, com a fundação de grêmios das principais escolas da cidade. Com o objetivo de valorizar a cultura da juventude das periferias, foram organizadas batalhas de rap na praça da cidade, sempre cobrando maiores apoios do Governo do Estado e prefeitura para quem produz cultura popular.

No congresso foi aprovado um plano de lutas para a primeira gestão da entidade. Entre elas, a luta pelo passe livre estudantil, pelas reformas imediatas das escolas, a organização de eventos esportivos e culturais para a juventude. Foi eleita Rayane Andrade, militante da UJR, como primeira presidenta da Ames-EZ, para a gestão 2017-2019. Ela firmou o compromisso de construir uma entidade combativa que estará na linha de frente da luta por uma educação de qualidade e por uma sociedade em que a juventude tenha seus direitos assegurados.

Marcos Alexandre, presidente da Uesp

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes