UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Plenária do MLB aprova jornada de luta

Nos dias 23 e 24 de setembro, realizou-se a 1ª Plenária Nacional do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), em Natal (RN). O evento contou com a participação de 200 delegados dos Estados do Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, e serviu para aprofundar o debate sobre a atuação e as novas tarefas do MLB no trabalho de bairros em nosso país.

Participaram da abertura membros da Unidade Popular (UP), UJR, Movimento de Mulheres Olga Benario e Sindicato dos Bancários, além da vereadora Natália Bonavides (PT) e do vereador Carlson Gomes (PDT) e de representações da Caixa Econômica, Governo do Estado e Prefeitura de Natal.

As lutas pela reforma urbana e pelo Socialismo nortearam as palavras de ordem entoadas com muita energia durante a plenária. Ficou claro para todos que, se o povo não se organizar para lutar, se ficar refém do que prometem os governos, não conquistará o direito humano de morar dignamente. “Num país em que o que importa é salvar os ricos da crise, milhões de trabalhadores sofrem com o desemprego e com a falta de moradia. Não há outra saída: temos que nos unir e lutar pelos nossos direitos para transformar essa sociedade”, disse Wellington Bernardo, coordenador nacional do MLB.

Construindo a Unidade Popular

O primeiro dia foi dedicado à discussão da conjuntura e das tarefas do movimento. Leonardo Péricles, presidente nacional da UP, Samara Martins, do Movimento Olga Benario, e Alex Feitosa, do MLC, foram os debatedores. Dezenas de companheiros e companheiras se inscreveram para dar sua opinião e defender a necessidade de o MLB fortalecer ainda mais a construção da UP. “Para acabar com a crise econômica e com o poder dos banqueiros é preciso unir todos os trabalhadores e movimentos numa grande unidade popular pela mudança do país. Por isso, a UP é fundamental e todos nós temos que garantir sua legalização”, defendeu Leonardo.

“Temer e sua quadrilha já rasgaram a CLT e agora querem acabar com o direito do povo pobre de se aposentar. O que vemos é que a classe trabalhadora não se sente mais representada por nenhum desses partidos e espera algo novo, diferente. Por isso, legalizar a UP é tão importante também para nós, moradores das ocupações”, afirmou Leuda Nascimento, de Fortaleza.

Mas a construção da UP não ficou só na teoria. Enquanto acontecia o debate na plenária, uma equipe de militantes do MLB de vários estados estava no centro de Natal coletando assinaturas para a legalização da UP e recolheu mais de 400 apoiamentos.

Novos desafios

No domingo, os participantes da plenária se dividiram em grupos para discutir a organização do MLB e sua construção material, o trabalho do movimento entre as mulheres e a juventude, além das experiências em educação popular e comunicação. Após os debates, foram elaboradas propostas e um plano de lutas do movimento.

Chamou atenção a grande participação e politização dos participantes nos debates, resultado do esforço feito desde o último congresso do MLB, em 2014, para avançar na formação política da base do movimento.

A realização da 1ª Plenária Nacional do MLB foi uma grande vitória e provou a disposição de luta e sacrifício de todas as famílias nele organizadas. “Reafirmamos nosso compromisso com a luta pela reforma urbana e pelo Socialismo e renovamos nossas energias para as grandes batalhas que se aproximam. Cada companheiro e companheira aqui presente tem a responsabilidade de levar nossa palavra a cada família sem-teto deste país a fim de fazer um grande movimento em defesa do direito humano de morar dignamente”, disse Wellington no encerramento.

Da Redação

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes