UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Congresso Estadual de Grêmios reúne 200 estudantes em Pernambuco

Mais de 200 estudantes, representando dezenas de grêmios estudantis das cidades do litoral ao sertão do estado, se reuniram no dia 21 de outubro no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para o 3º Congresso Estadual de Grêmios, realizado pela União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe). Com o tema “Vamos nos organizar em defesa dos nossos direitos”, o Congresso discutiu o papel dos grêmios na transformação da realidade das escolas.

Na mesa de abertura participaram representantes de diversas instituições, como Taylinne Mayara, presidente da Ares, Júnior Palheta, coordenador geral da Fenet, Mariana Ferreira, diretora da Ubes, Ludmila Outtes, do Movimento de Mulheres Olga Benario, Marcus Vinícius, da Unidade Popular pelo Socialismo, além de representantes de alguns grêmios de escolas do agreste e sertão e da Secretaria de Educação de Recife.

Em vários momentos durante o Congresso a cultura foi a marca dos estudantes: nos intervalos vários alunos se apresentaram, recitando poesias e cantando músicas, mostrando que precisamos valorizar cada vez mais nossos artistas e a cultura local. Também foi possibilitado o debate de vários temas do interesse dos estudantes em grupos de debate, como educação, cultura, esporte, a importância da organização das mulheres, etc.

O Congresso serviu como importante momento para troca de experiências entre os grêmios e para preparar os próximos passos do movimento estudantil de Pernambuco. Ao final do evento, foi possível ouvir as perspectivas dos grêmios para avançar na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

Evandro José, presidente da Uespe

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes