UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Nove anos sem Eliana Silva! Exemplo de mulher e militante!

Lutar pelo melhor do mundo é uma linda escolha de vida. Cada segundo dedicado, cada esforço feito, vale muito quando se olha para trás. Quando olhamos para a história e vemos que o povo pobre unido e organizado tem muita força. Sabemos que da luta popular nascem as melhores e os melhores filhos do povo. Forjadas e forjados na luta de classes, na luta entre o velho e o novo.

Lutar pelo melhor do mundo foi a escolha de vida feita por Eliana Silva. Mulher, guerreira, nossa companheira que dedicou toda sua vida para a libertação do povo pobre e trabalhador. Pela libertação de todas as pessoas exploradas e oprimidas do mundo. A luta contra o sistema capitalista e por uma sociedade socialista.

Eliana Silva de Jesus nasceu em 03 de novembro de 1964. Sua militância começou ainda no movimento estudantil. Lutou pelo fim da Ditadura Militar fascista e pela democracia. Participou da reorganização da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), em 1989. Participou de Congressos da Ubes e também das lutas pelo meio-passe em Belo Horizonte, na década de 1990.

Apoiava a luta do movimento sindical, atuando em várias eleições, greves e lutas de categorias importantes, como a construção civil, metalúrgicos e rodoviários. Ex-militante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro, em 1995, decidiu se juntar à reorganização do Partido Comunista Revolucionário (PCR), onde militou até sua morte.

Em março de 1996, participa da organização da Ocupação da Vila Corumbiara. Uma das maiores e mais combativas ocupações urbanas do país. A Vila fica na região do Barreiro, na capital mineira. Eliana foi uma das principais lideranças. Resistiu às ameaças do cerco policial e ao descaso e ordens de despejo do então prefeito Patrus Ananias.

No ano de 1999, participou do congresso de fundação do MLB junto com companheiras e companheiros de diversos estados, realizado em Belo Horizonte. Eliana foi eleita integrante da Coordenação Nacional do movimento.

Ao descobrir um câncer de mama, imediatamente iniciou um duro tratamento. Foram alguns anos de luta contra a doença. Encarou mais esse desafio com a mesma disposição e energia de sempre. Infelizmente faleceu no dia 22 de janeiro de 2009.

Em sua homenagem, em 2012, o MLB fez a Ocupação Eliana Silva, uma das principais ocupações de Minas Gerais, responsável por manter vivo todo o legado de vida e de luta da companheira Eliana Silva. Esse legado também está presente nas milhares de ocupações espalhadas pelo país. Um legado presente em todas e todos que se levantam por moradia digna e por Reforma Urbana. De quem luta por outro modelo de sociedade. Quem luta pelo Socialismo.

Nesse mês, dedicamos todas as homenagens a Eliana Silva. Que sua história nunca seja esquecida. Que seus ensinamentos continuem nos revigorando todos os dias. Que seu exemplo nos coloque em movimento contra as correntes que nos cercam.

É com muita alegria e orgulho que o MLB dedica essa homenagem à nossa eterna companheira Eliana Silva de Jesus! Presente sempre!

Gabriel Lopo, Minas Gerais

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes