UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Secundaristas lutam por passe livre em Caruaru

Leia também

 

Foi  com muita combatividade e luta que centenas de estudantes organizados pela União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru (UESC) e a União da Juventude Rebelião (UJR) realizaram um glorioso ato em defesa do passe-livre e pela revogação do aumento da passagem.

A luta dos estudantes é contra o reajuste da passagem de R$ 2,60 para R$ 3,15. Entoando palavras de ordem pelo passe livre e “se a passagem não baixar a cidade vai parar”, os estudantes foram às ruas para lembrar a imortalidade do secundarista Edson Luís, assassinado pelo regime fascista da ditadura militar em 1968.

Participaram do ato estudantes de cinco escolas que enfrentaram várias dificuldades de mobilização, devido a direções das escolas agirem de forma autoritária para impedir a entrada da diretoria da UESC nas escolas. Mesmo assim o ato foi realizado e se constituiu numa grande vitória da entidade estudantil. Com a mobilização ficou assegurada a abertura da discussão da implementação do passe livre estudantil no município. Também foi denunciado pelos estudantes a falta de estrutura nas escolas públicas.

Como resultado do ato, a UESC conseguiu uma reunião com a prefeita da cidade, Raquel Lira, na qual ficou acertado um estudo para verificar as condições para implantar o passe livre. A UESC irá fazer uma nova reunião e uma assembleia com os estudantes para encaminhar ao Ministério Público a denúncia do aumento abusivo da tarifa diante do empobrecimento da população, da precariedade da frota de ônibus e do desemprego crescente na cidade.

A UESC e a UJR seguirão firmes na luta em defesa dos direitos dos estudantes e na luta por uma sociedade mais justa, acreditando na importância da entidade se manter ativa e sempre ligada à sua base.

Redação Caruaru

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos