UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Educadores de Montes Claros lutam por salários

Leia também

Os mais de 2.200 educadores e educadoras do município de Montes Claros (MG) estão há vários meses sem receber seus salários. A justificativa do prefeito Humberto Solto (PPS) é que o governo de Minas Gerais não realiza os repasses à prefeitura desde o ano passado. Mas a verdade é que a prefeitura tem desrespeitado os servidores da educação.

A prefeitura de Montes Claros recebeu do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), um valor de R$ 10 milhões. Ao invés de gastar esse recurso para pagar os servidores da educação – valor este que custa aos cofres municipais R$ 5,2 milhões –, o prefeito preferiu se utilizar dos trabalhadores para fazer politicagem com o governo anterior e o atual governo de Romeu Zema (NOVO). Assim, ele terceiriza as responsabilidades de prefeito e transforma a educação em um verdadeiro caos.

São centenas de professores que estão passando enormes dificuldades para pagar suas contas e se alimentarem. Diante dessa situação, o que tem motivado e garantido uma perspectiva é a luta. Organizados pelo Sind-Educamoc, sindicato da categoria recém-criado, e com o apoio do Movimento Luta de Classes (MLC), os educadores e as educadoras não baixaram a cabeça e estão em uma longa jornada pelo recebimento dos salários.

Foram 50 dias de luta, entre passeatas, ocupações na Câmara e atos de rua, totalizando 30 atividades com o objetivo de receber o salário. Com tudo isso, a categoria conquistou o pagamento referente aos meses de novembro e janeiro e o pagamento do décimo terceiro. E segue a luta para receber o que se deve. O sentimento que está na categoria é o de que se o prefeito Humberto Souto não pagar o mês de dezembro é impossível iniciar o calendário escolar. O impasse permanece, mas a luta pela garantia de seus direitos também, até a vitória!

Iara Pimentel, Presidente do Sind-Educamoc e MLC

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos