UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Seminário universitário planeja lutas

Nos dias 8 e 9 de dezembro de 2018, aconteceu, em Campina Grande-PB, o 1º Encontro Norte-Nordeste do Movimento Correnteza para discutir a defesa das universidades. O evento, que abrigou o 4º Seminário Regional em Defesa das Universidades, teve como tema “Mais educação, menos fascismo” e foi realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), contando com a presença de mais de cem estudantes de oito estados.

De acordo com Mateus Henriques, diretor de Universidades Públicas da UNE, “foi um momento importante para aprofundar o debate político diante da conjuntura nacional e da situação das universidades em específico. O seminário teve um tom de muita agitação política, que nos deu um horizonte do papel de que deve cumprir um movimento estudantil combativo dentro das entidades, Centros Acadêmicos e DCEs, e também nos direcionou quanto ao Coneb da UNE”.

Nas mesas foram pautados temas importantes, como a luta por direitos e contra o fascismo, a mercantilização do ensino e o debate sobre memória, verdade e justiça, com espaço para falas de representantes do Andes, Aduepb, Sintespb e Unidade Popular (UP).

Além das mesas, o seminário contou com grupos temáticos para se discutir a estrutura organizativa do Movimento Correnteza e levar propostas para o Seminário Nacional, que acontecerá nos dias 07 e 08 de fevereiro, durante o Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE, em Salvador.

O Seminário foi encerrado com uma plenária final para sintetizar todas as discussões e pautas construídas, sendo aprovada uma carta aberta com o acúmulo político do obtido pelo encontro. Além da carta final, foram aprovadas duas moções de repúdio, uma contra a morte de militantes do MST Paraíba no mesmo final de semana do encontro e outra contra a repressão aos estudantes franceses durante manifestações naquele país.

Redação PB

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes