UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Mulheres batizam ponte no DF com o nome de Marielle Franco

No dia em que se completam 365 dias do assassinato da vereadora Marielle Franco, o povo ainda não conseguiu a resposta da pergunta: “quais foram os mandantes do crime?”. Desde essa atrocidade, em que também foi morto Anderson Gomes, Marielle se tornou um símbolo ainda maior de luta e resistência de mulheres em todo o Brasil e no mundo.

Hoje, dia 14 de março de 2019, o Movimento de Mulheres Olga Benário e ativistas feministas de Brasília rebatizaram a Ponte Costa e Silva como Ponte Marielle Franco. É inadmissível que nossos monumentos públicos, ruas, praças e pontes ainda levem o nome de presidentes que restringiram nossa liberdade de expressão, cassaram direitos do povo, torturaram e assassinaram opositores, inclusive mulheres que jamais fugiram da luta.

O Brasil é o único país da América Latina em que os crimes cometidos durante a ditadura civil militar não foram devidamente investigados e, principalmente, seus autores punidos. Isso alimenta a violência e a impunidade do Estado, como vemos hoje em dia, além de perpetuar uma cultura extremamente machista.

Resultado disto é que o “Brasil é o 5º país que mais comete Feminicídios no mundo: uma mulher é estuprada a cada 9 minutos, 60 mil por ano; apenas em 2018, foram vítimas de violência doméstica 606 mulheres por dia; só nas três primeiras semanas de 2019, foram 107 casos de feminicídio”*. Se 40% dos casos de assassinatos de mulheres foram dentro de casa com armas de fogo, o decreto presidencial das armas só agrava ainda mais a situação de violência brutal nos lares brasileiros.

Diante disso, lutar contra toda e qualquer forma de opressão e machismo é uma questão de sobrevivência para as mulheres, sementes de Marielle, por isso precisamos nos organizar para avançar rumo à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
*Observatório da Mulher contra a violência

Movimento de Mulheres Olga Benário
Ativistas feministas de Brasília
União da Juventude Rebelião

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes