UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Todos à luta contra a Reforma da Previdência! Não iremos trabalhar até morrer!

Leia também

A Reforma da Previdência de Jair Bolsonaro (PSL) é mais um ataque direto aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A proposta encaminhada para o Congresso Nacional, com promessas de passar a toque de caixa, traz mudanças que o governo golpista de Temer tentou aprovar, sendo derrotado pela Greve Geral de 28 abril de 2017. Caso a proposta seja aprovada, os trabalhadores brasileiros não conseguirão se aposentar!

Apesar de Bolsonaro e seus filhos terem criticado a proposta de Temer, há menos de dois anos, agora tudo mudou. O governo dos banqueiros e dos generais reafirmou seu compromisso em tirar direitos dos trabalhadores e, num claro ato de hipocrisia, agora defende a contribuição à Previdência por 40 anos para que os trabalhadores possam se aposentar com salário integral. E mais: acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição, impondo uma idade mínima para se aposentar de 62 anos para mulheres e de 65 anos para homens.

Lembrando que outros direitos, como salário maternidade e auxílio-doença, também estão ameaçados.

O que, de fato, este governo defende é o fim da Previdência Social, criando o sistema de capitalização, exatamente como a Ditadura Militar chilena fez. Por esta lógica, os trabalhadores contribuirão com 10% do seu salário para um fundo individual gerenciado pelos bancos. Toda a contribuição ficará sobre a responsabilidade do trabalhador, acabando com a contribuição patronal para a Previdência. Quando atingir as condições exigidas para se aposentar, o trabalhador receberá o que “investiu”.

O resultado é que no Chile, onde isso já é praticado, a maioria dos trabalhadores recebe apenas 70% do salário mínimo. Se no Brasil fosse assim hoje, o aposentado receberia R$ 698,00 por mês! Como comprar os remédios? Comprar comida? Pagar o aluguel? Pagar as contas? Pois é isso que nos acontecerá se a proposta de Bolsonaro e dos banqueiros for aprovada!

Além disso, a Medida Provisória 871/19 já dificulta o acesso à aposentadoria aos trabalhadores rurais, dificulta o acesso à pensão por morte e ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), entre outras medidas. O que o governo quer fazer é entregar a Previdência pública para os bancos privados. Isso é tirar dos pobres e dar aos ricos. Não podemos aceitar!

Em 2017, 40 milhões de trabalhadores e trabalhadoras foram às ruas para derrotar a Reforma da Previdência na maior Greve Geral da história de nosso país. Isso precisa se repetir. O dia 22 de março é a primeira grande mobilização nacional para barrar este absurdo e é necessário paralisar os trabalhos e ocupar as ruas para protestar contra mais essa retirada de direitos.

Participe das mobilizações de 22 de março. Vamos construir uma nova Greve Geral para derrotar a Reforma da Previdência dos banqueiros!

Brasil, 21 de março de 2019

Unidade Popular (UP)
Movimento Luta de Classes (MLC)

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos