UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Casa do Estudante do RN agora se chama Emmanuel Bezerra

Leia também

No Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra (PT) decidiu marcar os 55 anos do golpe militar de 1964 com uma homenagem a um dos combatentes do povo brasileiro assassinado pelo regime fascista. A histórica Casa do Estudante do RN, em Natal, agora leva o nome de Emmanuel Bezerra dos Santos, dirigente do Partido Comunista Revolucionário (PCR).

A solenidade de mudança do nome ocorreu no último dia 31 de março, momento em que também foi anunciado que a Casa agora abriga a Secretaria Estadual da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Emmanuel, que era natural da Praia de Caiçara, Município de São Bento do Norte, residiu na Casa do Estudante desde quando era estudante secundarista e também enquanto cursava Ciências Sociais na UFRN, chegando, inclusive, a ser presidente da representação estudantil da mesma.

Já vivendo na clandestinidade devido às ações que desenvolvia pelo PCR, Emmanuel foi detido pela Operação Condor, quando regressava ao Brasil após uma missão internacional que lhe foi confiada pelo partido. Preso e torturado, foi executado nos porões da ditadura, em São Paulo, em setembro de 1973. Na mesma ocasião, o regime assassinou outro dirigente do PCR, Manoel Lisboa, que teve seu corpo trasladado para a capital paulista a fim de que fosse montada uma versão mentirosa sobre ambos os assassinatos.

Agora, décadas depois, o nome de Emmanuel Bezerra continua sendo reverenciado como exemplo de dedicação e sacrifício não só no RN, mas em todo o país, especialmente pelos militantes do PCR, que mantêm vivo o seu partido e lutam diariamente contra o sistema capitalista, pela construção do socialismo.

“Essa manhã tem um simbolismo muito grande, um dia de lembranças tristes pelas atrocidades cometidas contra tantos cidadãos e cidadãs brasileiros. E por enxergar esta Casa como um símbolo de resistência, eu declaro aqui que não temos o direito de deixá-la abandonada”, afirmou a governadora Fátima.

Redação

More articles

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos